Insolação: 3 graus da condição e um que pode levar à morte

Conheça os sintomas da insolação, em 3 graus da condição, para saber como agir e o que fazer antes da ambulância chegar.

Foto ilustrativa de uma mulher com mal-estar (PM)

“A insolação é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol ou ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40ºC, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar. O quadro de insolação merece especial atenção porque com o aumento rápido da temperatura corporal, a pessoa acaba perdendo muita água, sais e nutrientes importantes para manutenção do equilíbrio do organismo”, explica o portal da saúde do governo do Brasil.

Publicidade

Anualmente, milhares de pessoas são socorridas de ambulância no Japão, com sintomas da insolação, em ampla faixa etária. E a insolação é uma condição que pode ser fatal.

Como evitar ficar com insolação

As medidas de prevenção ajudam, por isso, independente da faixa etária, veja o que fazer para evitar a insolação, segundo recomendações do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW).

  • Evite locais quentes, como exposição direta ao sol e ambientes sem ar-condicionado
  • Fazer hidratação frequente, inclusive com uma pitada de sal na água para repor os minerais perdidos no suor. Evite bebidas alcoólicas e as que contenham cafeína pois contribuem para a desidratação
  • Use roupas leves, sombrinha ou chapéu
  • Preparar o corpo para enfrentar bem o calor: boa alimentação (saudável), sono e exercício físico moderado em ambiente refrigerado
  • Em atividades em grupo, procure ser atencioso com as pessoas ao redor  
  • Não subestime o alerta à insolação

Os 3 graus da insolação

Veja os sintomas típicos de insolação, nos seus 3 graus. Se sentir algum destes sintomas do grau I, vá imediatamente para um local fresco ou à sombra para refrescar o corpo e ingerir bastante líquido.

Grau de gravidade I

Nesse nível, a pessoa poderá sentir formigamento nas mãos e pés, tontura, enjoo, suor excessivo, mas ainda está bem consciente e pode ter câimbra. 

Grau de gravidade II

Dor de cabeça como enxaqueca, náuseas, vômito, temperatura elevada, letargia, fadiga e leve perda de consciência (sem capacidade de julgamento).

Grau de gravidade III

Não consegue caminhar por causa da fraqueza muscular, corpo muito quente (hipertermia), convulsão, confusão mental ou perda da consciência, desmaio, palidez e pode entrar em coma.

Primeiros socorros até a chegada da ambulância

Imagem ilustrativa de ambulância (PM)

Nos casos de ver uma pessoa com graus de gravidade II e III chame uma ambulância imediatamente (119). Com calma forneça seus dados, localização e diga os sintomas da pessoa que precisa ser socorrida.

Enquanto aguarda a chegada da ambulância, remova a pessoa que está com mal-estar para um local fresco, procure recostá-la com a cabeça para cima, ofereça água para beber, pegue gelo para aplicar no corpo dela ou borrife água para refrescá-la. Pode aplicar água fria na testa, pescoço, axilas e virilhas. 

Essas atitudes podem salvar a vida de uma pessoa com insolação!

Fontes: Gov. BR e WeatherNews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Honda e Suzuki consideram encerrar produção doméstica de motonetas

Publicado em 7 de agosto de 2024, em Economia

As práticas e acessíveis ‘motinhas’ a gasolina, em termos de preço, podem estar com os dias contados no Japão.

À esq. Super Cub da Honda e à dir. Adress V50 da Yamaha (reprodução)

A NHK informou na quarta-feira (7) que soube através de suas fontes que as montadoras Honda e Suzuki estão considerando encerrar a produção doméstica das motonetas ou ciclomotores a gasolina. 

Publicidade

Com a rigidez na regulamentação dos gases de escape a partir de novembro de 2025, parece que as montadoras acreditam que não será rentável fazer novos investimentos nos modelos de 50cc.

Como já havia rumores antes dessa notícia, os usuários das motonetas lamentam que novos modelos não serão mais produzidos, pois é um meio de transporte acessível, útil e econômico para o deslocamento para o trabalho ou escola. Outra vantagem é que podem ser dirigidas com uma licença de ciclomotor ou carteira de motorista regular. 

Além disso, a Yamaha Motor, que é fornecida com dois modelos da Honda, está considerando respostas futuras para um produzido em uma fábrica em Taiwan e importá-lo para o Japão.  

Em 1958, a Honda lançou o Super Cub e caiu no agrado do povo. No seu pico em 1982, 2,78 milhões de unidades foram despachadas anualmente, mas no ano passado o número diminuiu para pouco mais de 92 mil unidades, ou cerca de 3% do pico. 

Por outro lado, ainda existem mais de 4,3 milhões de ciclomotores em estoque em todo o país.

Em resposta às regulamentações mais rígidas sobre os gases de escape, a Honda lançou uma moto elétrica da classe de 50cc em agosto passado, e a Suzuki também está desenvolvendo uma do mesmo porte com motor elétrico e pedais.

Fontes: NHK e WebCG

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão