As viagens no feriado de Obon serão interferidas devido a medidas de precaução que estão sendo tomadas por companhias ferroviárias após um alerta do governo em relação a um grande terremoto que abalou a província de Miyazaki na quinta-feira (8).
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu o Nankai Trough Eartquake Extra Information (Megathrust Eartquake Alert) – Informações Extraordinárias do Terremoto Nankai Trough (Alerta de Megassismo) – o qual pede que o público tome precauções contra um possível megaterremoto ao longo da próxima semana.
A Central Japan Railway Co. (JR Tokai) anunciou na quinta-feira que vai operar a linha Tokaido Shinkansen entre as estações de Mishima e Mikawa-Anjo a uma velocidade máxima reduzida de 230 Km/h (antes 285Km/h).
O propósito de reduzir a velocidade máxima é minimizar os danos no caso de um terremoto ao diminuir o tempo necessário para os trens-bala pararem.
A desaceleração deve continuar por 1 semana. Espera-se que isso cause atrasos de pelo menos 10 minutos para trens que viajam na rota.
A interferência afetará trens lotados, visto que no período de 9 a 18 de agosto é o pico para o feriado de Obon quando muitos viajantes usam o shinkansen.
A JR Tokai organizou trens extras para acomodar o número maior de passageiros.
Por enquanto, a JR Tokai não tem planos de suspender os serviços.
A West Japan Railway Co. (JR West) disse nesta sexta-feira (9) que por enquanto o trem expresso Kuroshio da linha Kinokuni não vai operar entre as estações de Wakayama e Shirahama/Shingu.
O trem expresso limitado Nanki que opera entre as estações de Nagoia e Shingu/Kii-Katsuura será cancelado o dia inteiro por enquanto.
Na quinta-feira, a East Japan Railway Co. (JR East) anunciou que trens entre as estações Hiratsuka e Atami na linha Tokaido, entre Atami e Ito na linha Ito, e entre Otsuki e Chino na linha Chuo operarão a velocidades reduzidas por enquanto.
Fonte: Asahi