O calor foi intenso na segunda-feira (12), tanto que na região Tokai 19 pessoas foram socorridas de emergência por sintomas de insolação.
Não é para menos, pois a cidade de Nagoia teve 19 dias consecutivos de calor fora do normal, recorde desde que começaram as estatísticas. Em Nagoia, Toyota (Aichi) e Tajimi (Gifu) a temperatura máxima do dia chegou a 39ºC, enquanto em Kuwana (Mie), foi de 38ºC.
De acordo com os bombeiros de cada província, o número de pessoas que foram transportadas de ambulância até às 18h de segunda-feira foi 12 em Aichi, 5 em Gifu e 2 em Mie. Entre os pacientes, uma menina de 10 anos, de Nagoia, que estava ao ar livre teve mal-estar.
Para terça-feira, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) e Ministério do Meio Ambiente (WBGT), anunciaram alerta à insolação para 35 das 47 províncias do Japão na terça-feira (13), pois o calor continua intenso.
- Tohoku: Fukushima
- Kanto: todas as 9 províncias
- Tokai: Shizuoka, Aichi e Mie
- Hokuriku: Ishikawa
- Kinki: todas as 6 províncias
- Chugoku: exceto Shimane
- Shikoku: todas as 4 províncias
- Kyushu: exceto Oita
- Okinawa (ilha principal)
A recomendação é de cuidados preventivos, como ingerir bastante água, procurar ficar em lugares frescos e evitar exercícios físicos ao ar livre.
Fontes: WBGT e Nagoya TV