O Japão está considerando revisar o sistema de isenção de imposto sobre consumo para visitantes do exterior.
Isso é para evitar que produtos comprados livres de impostos sejam vendidos dentro do país.
O governo e o Partido Liberal Democrático planejam mudar o sistema de isenção de imposto para um que reembolsará o imposto após for confirmado que visitantes estão de fato levando seus itens comprados com eles quando deixam o Japão.
Detalhes do novo sistema, incluindo seu início, devem ser incluídos no pacote de reforma do sistema anual de impostos para o ano fiscal de 2025, que será adotado no fim deste ano.
O imposto sobre consumo é aplicado sobre produtos e serviços usados domesticamente. Itens que os visitantes levam para fora do Japão são isentos.
Os visitantes podem ter o imposto deduzido em lojas duty-free ao apresentar identificações como passaportes. A alfândega japonesa verifica se eles estão realmente levando para casa o que compraram ao examinar registros de compras fornecidos pelas lojas.
O governo e a classe dominante visam mudar o sistema de compras tax-free para um em que visitantes compram produtos a preços incluindo o imposto sobre consumo e ter o reembolso após o que eles levam para casa ser verificado em comparação a seus registros de compras na alfândega.
Eles estão considerando ter o imposto reembolsado na forma cashless, como através cartão de crédito ou dinheiro eletrônico.
Fonte: Japan Times