Casos de febre Oropouche se espalham na Europa

Intitulada como doença de ‘ameaça misteriosa’ no prestigioso jornal Lancet, pouco se sabe sobre ela, visto que ainda é uma doença emergente.

Vírus oropouche que causa a febre oropouche em 3D (ilustrativa/banco de imagens)

Um vírus raro conhecido como Oropouche foi detectado em 3 países europeus, com um médico alertando que ele “pode se tornar incontrolável”.

Publicidade

Intitulada como doença de “ameaça misteriosa” no prestigioso jornal Lancet, pouco se sabe sobre ela, visto que ainda é uma doença emergente.

As primeiras mortes conhecidas em decorrência do vírus foram reportadas no Brasil no mês passado, ambas de mulheres na faixa dos 20 anos.

Transmitida principalmente por um inseto muito pequeno conhecido como “maruim” ou “mosquito-pólvora”, não há vacina ou cura conhecida para a doença, e métodos típicos de prevenção como usar telas sobre a cama pode não ser eficazes, visto que os mosquitos são muito pequenos.

Dos casos na Europa, até agora, 12 foram na Espanha, 5 na Itália e 2 na Alemanha.

Os casos foram entre pessoas com histórico recente de viagens para áreas onde o vírus já está estabilizado, e ainda não foram detectados casos de transmissão de humano para humano.

Quais são os sintomas da febre do Oropouche?

Um dos principais sintomas é a febre. Ela é geralmente confundida com a dengue, que é mais conhecida, e é geralmente disseminada por mosquitos em áreas tropicais, mas também reportada em partes da Europa.

Outros sintomas incluem dor de cabeça, dores musculares, dores nas juntas, náusea, vômito, calafrios ou sensibilidade à luz.

A maioria das pessoas se recupera sem efeitos duradouros, mas há preocupações de que o vírus pode se tornar perigoso para recém-nascidos, causando potencialmente morte ou deformidades no feto.

Não há remédio específico para curá-la

Os sintomas, tipicamente, começam de 4 a 8 dias após ser picado e duram de 3 a 6 dias. Não há remédio específico para curá-la, e para os pacientes podem ser administrados apenas medicamentos de suporte.

Casos graves podem resultar em doença neuroinvasiva como meningite, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Em 17 de julho, um alerta foi emitido pelas Nações Unidas sobre a possibilidade de efeitos negativos na saúde de fetos se a mãe contrair a doença na gravidez.

Casos em potencial de transmissão de mãe para criança no Brasil estão sendo investigados.

Fonte: Metro

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kobayashi Pharma falha em relatar mais 11 mortes suspeitas por consumo de suplemento

Publicado em 14 de agosto de 2024, em Sociedade

Os 11 casos haviam sido classificados em uma categoria errada no processo de ordenar as consultas feitas ao call center da companhia.

Suplementos produzidos pela Kobayashi Pharmaceutical eram destinados a baixar os níveis de colesterol (ilustrativa/banco de imagens)

A Kobayashi Pharmaceutical disse na terça-feira (13) que descobriu mais 11 fatalidades que deveriam ter sido reportadas ao Ministério da Saúde do Japão sobre possíveis ligações com suplementos que continham seu arroz vermelho fermentado, o “beni koji”.

Publicidade

Os 11 casos haviam sido classificados em uma categoria errada no processo de ordenar as consultas feitas ao seu call center, disse a companhia, explicando a razão por falhar em reportá-los apropriadamente.

Houve uma falha no sistema da empresa para confirmar relatos de danos, disse o presidente Satoshi Yamane em uma coletiva de imprensa online. “Pedimos nossas sinceras desculpas por isso”.

Foi posteriormente confirmado que 5 das 11 vítimas não tomaram os suplementos em questão, de acordo com a companhia, que tem sede na cidade de Osaka.

Os 6 casos restantes, entretanto, serão investigados, visto que suas possíveis ligações com o consumo dos suplementos não podem ser descartadas, disse a companhia.

Após a revelação no fim de março sobre os perigos à saúde causados pelos suplementos, a companhia inicialmente disse que o número de mortes, as quais suspeitava-se que estavam relacionadas ao consumo dos suplementos, era de 5.

No fim de junho, mais 76 ocorrências suspeitas foram descobertas após a companhia ter contado casos fatais em decorrência de causas além de doença renal.

Após mais investigações, o número de casos suspeitos chegou a 116, incluindo aqueles recém-anunciados na terça-feira, de acordo com a companhia.

Fonte: Nippon

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão