O tufão Ampil, o 7.º do ano, mudou um pouco o curso, tendendo um pouco mais à costa do país. Às 3h de quinta-feira (15) estava com 975 hPa de pressão atmosférica central e se deslocava a 20 km/h em direção ao norte, a partir de 180 quilômetros de Chichijima, sobre o Oceano Pacífico.
Segundo as previsões da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), na quinta-feira à tarde deverá ganhar ainda mais potência (960 hPa), quando será classificado como forte e aumentar sua área de tempestade, dos atuais 110 para 165 quilômetros de diâmetro.
Com a pequena mudança de rota, na sexta-feira (16) não deverá colocar as províncias de Aichi e Nagano sob uma parte de sua área de tempestade. Mas, parte de Shizuoka e Yamanashi poderão sofrer influências.
O tufão Ampil não mais assolará diretamente as regiões Kanto e Tohoku, mas deverão ficar sob sua área de tempestade. Ainda assim, requer cautela pois estão sendo estimadas rajadas de vento de até 60 m/s (216 km/h).
Portanto, é preciso tomar cuidado com os ventos, a elevação de ondas na costa e também com as fortes chuvas em Kanto, as quais podem causar deslizamentos. Nas Ilhas Izu, existe o risco de ventos fortes que podem causar o desabamento de algumas casas.
A passagem do tufão Ampil coincide com o período de volta das viagens do feriado, com movimento intenso nas vias expressas e rodovias em sentido à região Kanto. Para quem está viajando recomenda-se ficar atento ao noticiário sobre o tufão de número 7.
Fontes: AMJ, FNN e NHK