O clima de tensão sobre a possibilidade da ocorrência de um megaterremoto, de magnitude 8 ou acima, é amenizado com essa declaração. Mas, a vigilância deve continuar.
Infográfico da área presumida do Terremoto Nankai Trough (NHK)
Os representantes do Gabinete e da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) realizaram uma coletiva de imprensa às 18h de quinta-feira (15) para informar que a informação extraordinária sobre o Nankai Trough foi suspensa às 17h.
Publicidade
Embora não tenha sido observado nenhum movimento que leve a um megaterremoto, não se descarta a ocorrência de mais réplicas, como têm sido observadas. No passado já ocorreram terremotos em Hyuga-nada e as réplicas com magnitude relativamente baixas pararam em uma semana.
Representantes do Gabinete e da AMJ na coletiva de imprensa (NHK)
Presume-se que o Terremoto de Nankai Trough poderá ser de magnitude máxima de 9.
Mesmo que o alerta do megaterremoto tenha sido suspenso, o Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo declarou que há uma alta probabilidade de 70% a 80% de que ocorra um na Fossa de Nankai (Nankai Trough) nos próximos 30 anos. Portanto, a vigilância contínua é importante.
Informação extraordinária sobre o Nankai Trough
Em 8 deste mês, ocorreu um forte terremoto de magnitude 7,1 em Hyuga-nada (Miyazaki), com uma intensidade sísmica 6 fraca. A AMJ emitiu um aviso extraordinário sobre possibilidade mais elevada do que a normal de um megaterremoto na suposta área do sismo Nankai Trough.
Nessa ocasião o governo apelou aos governos locais de 707 cidades de 29 províncias que foram designadas como áreas para promover medidas de prevenção de desastres em preparação para esse possível Terremoto de Nankai Trough.
À população dessas cidades solicitou a revisão da proteção dos móveis, os locais de refúgio, os métodos de evacuação e a mochila de emergência. Nas residências com idosos e pessoas com deficiência, além de crianças pequenas, o cuidado deve ser redobrado.
Fonte: NHK