Apagão em larga escala em Osaka afetou o cotidiano da população

O apagão em Osaka afetou passageiros de trens, pessoas que ficaram sem ar-condicionado neste calor e o comércio que perdeu seus congelados e sorvetes.

Semáforo apagado em Osaka (NHK)

Por volta das 4h de quinta-feira (15), ocorreu uma queda de energia em larga escala em partes da cidade de Osaka e da cidade de Moriguchi (Osaka). De acordo com a Kansai Electric Power Transmission and Distribution, a queda de energia foi resolvida após cerca de quatro horas, mas ainda afetou cerca de 244,6 mil locais. Como resultado, atrasou a vida de mais de 50 mil passageiros das linhas Keihan e JR.

Publicidade

Segundo a Kansai Electric Power,  acredita-se que a causa do apagão tenha sido um mau funcionamento em uma linha de transmissão de energia subterrânea na cidade de Osaka, que impactou em várias outras, por isso está sendo realizada uma investigação mais aprofundada.

A queda de energia ocorreu em 9 bairros da cidade de Osaka, incluindo Joto-ku, Higashinari-ku, Kita-ku e algumas áreas da cidade de Moriguchi. 

Na Keihan Electric Railway, um total de 84 trens sofreram atrasos, afetando aproximadamente 30 mil passageiros, incluindo a suspensão da operação em todas as linhas da Linha Principal Keihan entre Yodoyabashi e Kyobashi e a Linha Nakanoshima. 

A JR West suspendeu um total de 43 linhas, incluindo as de Gakkentoshi, Osaka Loop, Tozai e Takarazuka, afetando aproximadamente 25 mil passageiros

Além disso, com o calor, as pessoas ficaram sem poder usar o ar-condicionado, os policiais tiveram que ir às vias públicas para fazer a sinalização já que os semáforos pararam, sem falar nos supermercados e lojas de conveniência fortemente impactados, perdendo seus congelados e outros produtos como sorvetes que derreteram. 

Policial fazendo sinalização no cruzamento das vias públicas (NHK)

Fontes: Asahi, NHK, KTV e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão extremamente forte: cuidado com danos, apagão e desastres

Publicado em 16 de agosto de 2024, em Tempo

O tufão de número 7 deverá cobrir parte da região Kanto na tarde de sexta-feira e, para piorar, formou-se uma faixa linear de chuva.

Imagem de satélite do tufão n.º 7 (NTV)

Segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), às 5h50 de sexta-feira (16), o tufão Ampil, o 7.º do ano, está com 950 hPa de pressão atmosférica central e classificado como extremamente forte. Além disso, sua área de tempestade é de 770 quilômetros.

Publicidade

Está se movendo ao norte, sobre parte das Ilhas Izu, causando uma forte tempestade. Ainda na tarde de sexta-feira deverá colocar parte da região Kanto sob sua área de tempestade e no dia seguinte será a vez da região Tohoku.

Além disso, há risco de desastre pela formação da faixa linear de chuva na região Kanto, nas Ilhas Izu e na província de Yamanashi durante a noite de sexta-feira.

É preciso cautela com as rajadas de vento extremamente fortes, elevação das ondas, deslizamentos e inundações. 

São estimados ventos fortíssimos de até:

  • 40 m/s no mar de Kanto e nas Ilhas Izu
  • 30 m/s em solo da região região Kanto e no mar de Tohoku
  • 20 m/s em solo da região Tohoku
  • 15 m/s em Yamanashi

Em relação às rajadas de vento, podem chegar a:

  • 60 m/s no mar em Kanto e nas ilhas Izu
  • 45 m/s  em solo da região região Kanto e no mar de Tohoku
  • 35 m/s em solo da região Tohoku
  • 30 m/s em Yamanashi

Só para ter uma ideia do quão forte poderão ser as rajadas de vento, 60 m/s equivalem a 216 km/h e 45 m/s correspondem a 162 km/h. Esses ventos violentos podem destelhar as casas, fazer voar o que estiver no quintal ou derrubar um caminhão. Portanto, é extremamente perigoso sair para fora de casa.

Em relação à chuva, são esperados:

  • até 300 mm no norte e sul de Kanto
  • 250 mm nas Ilhas Izu
  • 200 mm nas regiões Tokai e Tohoku

Cuidados com o tufão

Antes que o vento aumente, guarde tudo o que possa ser levado pelo vento e proteja-se em um local seguro. Dentro de casa, feche as cortinas das janelas e vá para uma sala/quarto com menos janelas. Se tem venezianas e telas nas janelas, feche-as. Cubra os vidros com papelão ou insulfilme para reduzir os danos.

Como existe o risco de queda de energia elétrica e corte de água, é importante deixar a banheira cheia e ter uma reserva de comida, além das baterias extras carregadas.  

Cuide-se com a passagem do tufão.

Em relação ao shinkansen e voos com partida ou chegada nos aeroportos de Haneda e Tóquio, como estão suspensos.  

Close do infográfico do curso do tufão para ver onde passará (AMJ)

Fontes: AMJ, NHK, Tenki e NTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão