Yasukuni: santuário ligado à guerra é vandalizado novamente

Fonte de atrito diplomático com a China e outros países asiáticos, visto que nomes de líderes de tempo de guerra do Japão estão entre os mais de 2,4 milhões mortos homenageados no santuário.

Um funcionário do santuário encontrou as pichações por volta das 3h50 de segunda-feira (19) e reportou à polícia (TBS)

Pichações foram encontradas na manhã desta segunda-feira (19) em um pilar de pedra na entrada do Yasukuni, um santuário ligado à guerra, após um incidente similar em junho, levando a polícia a iniciar uma investigação.

Publicidade

Provavelmente feitas com uma caneta de feltro, as pichações consistiam principalmente de caracteres chineses e algumas letras do alfabeto latino, com palavras como “toilet” escritas em chinês, disse a polícia.

Um funcionário do santuário encontrou as pichações por volta das 3h50 e reportou à polícia.

As pichações foram feitas em um pilar de pedra que ostenta o nome do santuário, o mesmo local que foi vandalizado em 1º de junho com a palavra “toilet” escrita com  spray vermelho.

Após o incidente anterior, um chinês que mora no Japão foi indiciado em julho por danos à propriedade e profanação de um local de veneração.

Outros 2 chineses foram colocados em listas de procurados por seus alegados envolvimentos no incidente, o qual atraiu atenção pública devido amplamente a um vídeo publicado na mídia social chinesa mostrando um homem que parecia urinar no pilar com o nome do santuário gravado.

O Yasukuni tem sido uma fonte de atrito diplomático com a China e outros países asiáticos, visto que nomes de líderes de tempo de guerra do Japão, acusados como criminosos em um tribunal internacional após a 2ª Guerra Mundial, estão entre os mais de 2,4 milhões mortos de guerra homenageados no santuário.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Províncias que oferecem melhor ambiente para mulheres que conciliam maternidade e trabalho

Publicado em 19 de agosto de 2024, em Sociedade

O estudo definiu um ambiente amigável para mães que trabalham pela disponibilidade de serviços de creche públicas e particulares e diferença salarial de gênero.

A província de Koshi ficou em primeiro lugar, enquanto a de Mie em último (ilustrativa/banco de imagens)

Kochi ficou em primeiro no Japão entre províncias que oferecem um ambiente amigável para mulheres que conciliam trabalho e maternidade, enquanto a de Mie ficou em último lugar, de acordo com uma pesquisa recente.

Publicidade

O estudo, conduzido pelo Instituto de Pesquisa Hamagin com sede em Kanagawa, definiu um ambiente amigável para mães que trabalham (as quais assume-se ter idade entre 25 e 49) pela disponibilidade de serviços de creche públicas e particulares e diferença salarial de gênero.

Em relação a esses elementos, o instituto criou 9 índices baseados em estatísticas do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Ministério de Assuntos Internos e Comunicações e outros órgãos, como a proporção de capacidade de utilização em creches, a de quantos homens assumem tarefas domésticas e cuidados com os filhos e a de homens que tiram licença-paternidade.

Esses índices, então, foram comparados por província.

Após a província de Kochi, no topo da lista vieram Tottori, Shimane e Akita. Na área metropolitana de Tóquio, a capital do Japão ficou em 14º lugar, seguida por Chiba em 28º e Saitama em 47º. Mie ficou em último lugar.

Tóquio, lar para muitas grandes empresas, ficou em posição mais superior devido a proporções altas no Japão de emprego regular entre mulheres e licença-paternidade.

O ranking está altamente associado à proporção de empregos de mulheres nos grupos etários de criação de filho, o que significa que regiões amigáveis à mães que trabalham têm uma taxa mais alta de participação feminina na mão de obra.

A província de Kanagawa, onde está localizado o instituto, ficou em 37º lugar entre as 47 províncias.

A pesquisa apontou que a dificuldade em deixar crianças em creches e instalações de cuidados após a escola que representa um desafio para mães que trabalham na província.

Veja a lista abaixo das províncias que oferecem melhor ambiente para mães que trabalham:

  1. Kochi
  1. Tottori
  1. Shimane
  1. Akita
  1. Aomori
  1. Fukui
  1. Toyama
  1. Yamagata
  1. Niigata
  1. Tokushima
  1. Saga
  1. Iwate
  1. Nara
  1. Tóquio
  1. Fukushima
  1. Ishikawa
  1. Nagano
  1. Okinawa
  1. Yamanashi
  1. Nagasaki
  1. Okayama
  1. Oita
  1. Tochigi
  1. Wakayama
  1. Kagoshima
  1. Miyazaki
  1. Miyagi
  1. Ibaraki
  1. Chiba
  1. Yamaguchi
  1. Hiroshima
  1. Ehime
  1. Kagawa
  1. Quioto
  1. Shiga
  1. Fukuoka
  1. Kanagawa
  1. Kumamoto
  1. Gunma
  1. Shizuoka
  1. Hyogo
  1. Hokkaido
  1. Aichi
  1. Osaka
  1. Gifu
  1. Saitama
  1. Mie
Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão