Na manhã de quinta (22), o tufão nº 10 se formou no mar ao sul do Japão. Espera-se que o tufão se desloque para noroeste a uma velocidade lenta e, depois de atingir as águas ao redor das Ilhas Ogasawara no dia 25, ele deverá se deslocar em direção ao arquipélago japonês.
De acordo com a (AMJ) Agência Meteorológica do Japão, às 3h do dia 22, um ciclone tropical se transformou no tufão nº 10 no mar próximo às Ilhas Marianas, ao sul do Japão.
A pressão no centro era de 1002 hectopascals, a velocidade máxima do vento perto do centro era de 18 m/s e a velocidade máxima instantânea do vento era de 25 m/s, com ventos fortes em um raio de 220 km a leste e 165 km a oeste do centro.
O tufão se desenvolverá gradualmente e será acompanhado por uma área de tempestade, e atualmente está prevista para atingir o sul do arquipélago no dia 27 (terça-feira) com “força forte”.
No momento, as temperaturas da água do mar estão extremamente altas nas águas circundantes do oeste do Japão, incluindo o Mar do Japão, com as áreas costeiras atingindo cerca de 30°C. Considerando apenas as temperaturas da água do mar, se o tufão se deslocasse por essa área, ele continuaria a se desenvolver facilmente até se aproximar do Japão.
As autoridades estão pedindo que as pessoas fiquem atentos às informações sobre o tufão.
Fonte: NHK