Trinta e seis pessoas sofreram intoxicação alimentar após comerem ohagi, um tipo de bolinho de arroz, produzido e vendido por uma confeitaria na cidade de Kiryu (Gunma) em 13 e 14 de agosto, anunciou o Governo Provincial na quarta-feira (21).
Cinco delas, na faixa dos 50 e 90 anos, foram hospitalizadas com diarreia, náusea e outros sintomas, mas todas teriam recebido alta e estão se recuperando.
O ohagi é coberto com pasta de feijão azuki doce, farinha de soja e gergelim, e algumas vezes consumido durante o período do Obon em meados de agosto.
De acordo com o governo provincial, a bactéria Staphylococcus aureus foi detectada em utensílios de cozinha na confeitaria Yamaguchi Shokuhin e nas fezes de 2 das pessoas sintomáticas.
A província determinou que os bolinhos de arroz da loja causaram a intoxicação alimentar e ordenou que o estabelecimento suspendesse as operações por 3 dias a partir de 21 de agosto.
A Staphylococcus aureus é encontrada em mãos ásperas e cicatrizes, e sua toxina não é destruída pelo calor, então o governo provincial está pedindo por frequente lavagem das mãos e limpeza de utensílios de cozinha como medida para prevenir intoxicação alimentar.
Fonte: Mainichi