O Festival Cores do Brasil promove, pela primeira vez na história, a iluminação do Castelo de Hamamatsu (Shizuoka) nas cores verde e amarela, em função de essas cores remeterem à bandeira nacional.
Simbolizam, assim, para o público, o orgulho de fazer parte da nação brasileira mesmo estando distante do País, com um significado ainda mais especial no dia do aniversário da Independência do Brasil.
O Castelo de Hamamatsu, localizado na província japonesa de Shizuoka, foi construído em 1570. Por 17 anos, foi a base de Ieyasu Tokugawa, figura central na unificação do Japão, como fundador e primeiro xogum do Xogunato Tokugawa, que governou o país de 1603 até a Restauração Meiji em 1868.
Essa história é retratada na série Shogun, exibida este ano pela Disney Plus. Símbolo de resiliência, o castelo foi restaurado em 1958. Serve hoje como museu e ponto turístico, atraindo visitantes que desejam explorar a rica história samurai e a beleza natural ao seu redor, tendo em vista que o parque do castelo possui inúmeras cerejeiras.
A cidade de Hamamatsu, que abriga o castelo, é o berço de diversas empresas dos setores automotivo e de instrumentos musicais. Essa vocação industrial atraiu desde os anos 1990 grande número de imigrantes brasileiros, que somam hoje quase 30 mil pessoas na região de Hamamatsu (considerada a cidade mais brasileira do Japão), dentre os mais de 210 mil brasileiros vivendo hoje no Japão.
- Programação do Festival “Cores do Brasil”
- Data e horário: 7 de setembro de 2024 (sábado), às 15h
- Local: parque do castelo de Hamamatsu
- Cerimônia de Iluminação do Castelo de Hamamatsu
- Data e horário: 7 de setembro de 2024 (sábado), às 18h30
- Local: Tenshuguruwa (Pátio) do Castelo de Hamamatsu