Na noite de terça-feira (27), cinco pessoas ficaram soterradas em um deslizamento de terra em Gamagori, na província de Aichi. De acordo com a prefeitura, uma mulher na faixa dos 40 anos foi resgatada e está consciente.
Pouco depois das 22h, um relatório foi enviado ao corpo de bombeiros informando que um deslizamento de terra havia ocorrido soterrando uma casa de madeira de dois andares em Okuko, na cidade de Gamagori, e que uma família de cinco pessoas havia sido atingida.
De acordo com a prefeitura, uma mulher que morava na casa relatou o deslizamento de terra. Aproximadamente duas horas depois, ela foi resgatada pelos bombeiros e outras pessoas e levada ao hospital, consciente.
Acredita-se que a casa era ocupada por um casal na casa dos 70 anos, duas filhas, na casa dos 40, e um filho, na casa dos 30. Os outros quatro membros da família não foram encontrados até o momento.
De acordo com o corpo de bombeiros, a voz de uma mulher pôde ser ouvida perto do local, além da que relatou o incidente, e a polícia e o corpo de bombeiros estão trabalhando para resgatá-la e confirmar os detalhes da situação.
Por volta das 4h30 de quarta (28), um bombeiro local foi entrevistado e disse: “Estávamos dando continuidade às operações de resgate das quatro pessoas restantes e ouvimos a voz de uma mulher em resposta à chamada. No momento, estamos realizando operações de resgate na área.”
“É uma situação difícil para o resgate por causa da terra, areia e árvores grandes em cima das casas no local. Pelo relato da mulher resgatada, acredita-se que toda a sua família estava no primeiro andar”, acrescenta.
O local está situado nas montanhas na parte oeste da cidade de Gamagori, a aproximadamente 1,6 km da estação Mikawa-Shiotsu na linha JR Tokaido e, de acordo com a prefeitura, oito pessoas de três famílias da área foram evacuadas para um centro comunitário próximo.
Após o deslizamento, as Forças de Autodefesa (Jieitai) enviaram aproximadamente 30 membros na manhã de quarta para realizarem as operações de resgate.
Às 7h da manhã, a cidade de Gamagori emitiu uma ordem de evacuação para 37 pessoas em 14 residências na área atingida pelo deslizamento de terra e se espera que a chuva continue. Funcionários da prefeitura estão indo diretamente às residências para solicitar a evacuação.
Fonte: NHK