Norovírus foi detectado na água ao redor de uma cachoeira na cidade de Amakusa, na província de Kumamoto, e nas fezes de alguns pacientes, após uma série de pessoas reclamarem de sintomas de vômito e diarreia depois de nadarem nas águas do local.
Em 13 deste mês, vários estudantes do ensino médio que nadaram na água ao redor da cachoeira Todoroki em Shimotakita, na cidade de Amakusa, reclamaram de sintomas de vômito e diarreia.
Na terça-feira (27), o número de pessoas que visitaram uma instituição médica e relataram sintomas semelhantes ao centro de saúde pública depois de brincar na água ao redor da cachoeira havia aumentado para 124.
A prefeitura coletou amostras de água da área circundante para testes adicionais e realizou uma coletiva de imprensa na terça-feira para anunciar que o norovírus havia sido detectado na bacia da cachoeira e na água do rio imediatamente acima da cachoeira.
O norovírus também foi detectado nas fezes de quatro dos pacientes relatados, de acordo com testes realizados por um instituto nacional de pesquisa.
Por outro lado, como os genótipos do norovírus detectados na água circundante e nas fezes eram diferentes, “suspeitou-se de uma ligação, mas a causa não pôde ser determinada”.
A prefeitura continuará testando a qualidade da água na área, analisará os resultados dos testes e os tornará públicos, além de continuar a pedir que as pessoas evitem nadar perto da cachoeira.
Fonte: NHK