
Foto ilustrativa de negociação (PM)
O sindicato Gifu Local Union, com sede na cidade de Gifu (província homônima) informou que notificou o Conselho de Relações Trabalhistas de Gifu, a respeito de uma empresa de transporte da cidade de Kitanagoia (Aichi), por não pagar aproximadamente 2 meses de salário e não responder à negociação.
Segundo o sindicato, a vítima é um cidadão brasileiro, 53 anos, residente na cidade de Seki (Gifu), e o Conselho de Relações Trabalhistas de Gifu foi notificado pelo descumprimento de uma ação cautelar.
O brasileiro foi empregado como motorista nessa empresa em 2020. Um objeto que caiu enquanto dirigia o caminhão o danificou e houve um desentendimento em relação ao custo do conserto do veículo.
Artigos relacionados
O motorista se demitiu no ano seguinte, mas cerca de 2 meses de salário não foram pagos. Assim, associou-se ao sindicato em 2022.
Em novembro do mesmo ano, foi realizada uma negociação coletiva entre o sindicato e a empresa transportadora, a qual propôs o pagamento dos salários atrasados, no valor de 500 mil ienes, em parcelas. Porém, não cumpriu, por isso foi denunciada.
O Conselho de Relações Trabalhistas é uma organização provincial criada com o propósito de resolver de forma rápida e amigável as questões que surgem entre o trabalhador e o empregador, de forma gratuita.
Fonte: Gifu Shimbun







