Chuva histórica em Aichi e Mie, além de inundação em Shizuoka

A faixa de chuva gerada pelo tufão de número 10 se estende por quase todo o arquipélago principal. Em Mie, rios transbordaram.

Motorista abandona carro inundado em Tsu (CBC TV)

Na quinta-feira (29), a prefeitura da cidade de Shizuoka (província homônima) anunciou alerta temporário de segurança de emergência nível 5 devido à inundação causada pela cheia do rio Wadagawa, em Shimizu-ku, como consequência da faixa de chuva gerada pelo tufão Shanshan

Publicidade

Embora o tufão estivesse sobre as províncias de Kyushu nesse dia, a longa faixa de chuva se estendeu por quase todo o país.

Parte das vias públicas de Shimizu-ku tiveram que ser fechadas temporariamente e, com a emissão do alerta por volta das 18h30, 22 mil pessoas de 8.937 domicílios da área foram avisadas para buscar um abrigo.

Em Aoi-ku da mesma cidade também teve alerta de nível 4, por causa dos riscos de inundação e deslizamento.

Mie e Aichi: chuva histórica

Carro inundado em Tsu (CBC TV)

As chuvas começaram a cair em 25 deste mês. Até as 16h de quinta-feira foram registrados 390,5 milímetros na cidade de Owase (Mie) e 340 milímetros em Tahara (Aichi), volume histórico para agosto.  

Na cidade de Tsu (Mie) o índice pluviométrico foi de 219,5 milímetros no período das 13h50 às 19h50, recorde para o mês de agosto. Por conta disso, várias vias públicas da cidade tiveram inundação. Os hotéis da capital de Mie ficaram cheios de hóspedes que foram se abrigar temendo inundação e outros desastres por causa da chuva histórica.

Na cidade de Matsusaka (Mie), o rio Dodogawa que atravessa a cidade transbordou, deixando as vias públicas submersas. Algumas casas sofreram inundação.

Chuva continua na sexta-feira

A previsão indica que na sexta-feira (30) a chuva continuará na região Tokai, o que requer cuidado com as inundações e riscos de deslizamentos. Prevê-se máximas de 150 mm em Gifu, 200 mm em Aichi e 300 mm em Mie.

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) apela à população da região Tokai que fique atenta aos avisos e alertas das autoridades locais, pois mesmo que o tufão Shanshan tenha perdido a potência, continua sendo a causa de chuva pesada e ventos fortes, mesmo que esteja distante.

Rio transbordou na cidade de Matsuzaka (CBC TV)

Fontes: SUTV, CBC TV e Nagoya TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Devastador tufão causa mortes e quase uma centena de feridos

Publicado em 30 de agosto de 2024, em Sociedade

Com os desastres naturais ocorridos por conta do tufão Shanshan que assolou Kyushu, houve vítimas, inclusive fatais.

Parece uma cascata, mas é a água caindo de uma rodovia, em Oita (ANN)

Por causa do tufão Shanshan, o 10.º do ano, formou-se uma faixa de chuva que se estendeu por quase todo o arquipélago principal. 

Publicidade

Em Kyushu, o Shanshan foi devastador, causando mortes e feridos. Segundo o levantamento da estatal NHK, foram confirmadas 4 mortes no país, sendo 3 vítimas do deslizamento ocorrido na cidade de Gamagori (Aichi), e outra foi na cidade de Kamiita (Tokushima), de uma pessoa que estava no segundo piso da casa, cujo telhado desabou.

Um homem, na faixa dos 60 anos, da cidade de Kagoshima, que estava desaparecido durante a passagem do tufão, desde que saiu com seu barco, foi encontrado morto pela Guarda Costeira. 

Casa desabada na cidade de Makurazaki (Kagoshima), por onde o tufão chegou (ANN)

Por causa das rajadas de vento e chuva, muitas pessoas ficaram feridas, somando 90 em Kyushu. Em outras províncias como Yamaguchi e Mie foram  4 pessoas.

Os danos materiais ainda não puderam ser calculados. As províncias de Kyushu foram assoladas na quinta-feira (29) quando o tufão Shanshan estava com 935 hPa, classificado como extremamente forte, há cenas de filme de terror.

As telhas das casas foram varridas pelos ventos e jogadas sobre as vias públicas, vidros quebrados, paredes, árvores, postes e semáforos arrancados ou derrubados. O telhado de zinco foi levado pelos ventos fortes e jogado como se fosse papel sobre os cabos de eletricidade.

Por conta de fatos como esse muitas residências ficaram sem energia elétrica. 

A chuva intermitente causou inundações e enchentes em diversas cidades do país, o que aumenta ainda mais os riscos de deslizamentos.

Enchente e inundação na cidade de Oita (ANN)

O comércio parou, as fábricas também suspenderam o expediente e serviços como os de entrega também foram paralisados.

Muitas pessoas passaram o dia e a noite trancadas em suas casas, mas em diversas localidades consideradas áreas de risco os moradores foram evacuados para os abrigos. Por isso, a importância de ter sempre a mochila de emergência em mãos. Os danos humanos não foram maiores porque o Japão trabalha ativamente com informações e alertas de prevenção de desastres. 

Embora o tufão Shanshan tenha perdido potência na manhã de sexta-feira (30), continua sendo a causa das rajadas de vento muito fortes e da chuva, por isso, não se pode baixar a guarda. De manhã, estava sobre a cidade de Hita (Oita), seguindo em direção à província de Kochi, na região Shikoku, lentamente.

Cidade de Miyazaki com a avenida toda suja, cheia de cacos de telhados e vidros (ANN)

Fontes: AMJ, NTV, ANN, JNN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão