Na quinta-feira (29) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou que se passaram 2 semanas desde que a “informação extraordinária sobre o Terremoto de Nankai Trough” foi emitida. Essa foi suspensa em 15 deste mês, passada uma semana da emissão.
Nenhuma mudança particular foi observada na área do suposto epicentro do Terremoto Nankai Trough desde então, informou a AMJ.
Mas, lembrou que esse temido megaterremoto poderá acontecer a qualquer momento no período de 30 anos, por isso é preciso continuar mantendo as medidas preventivas dentro de casa, na escola e no ambiente de trabalho.
De acordo com a AMJ, a atividade sísmica esteve ativa no mar de Hyuga-nada por vários dias após o terremoto de magnitude 7,1 ocorrido na cidade de Nichinan (Miyazaki), em 8 deste mês, com uma intensidade sísmica máxima de 6 fraca. Informou que não houve nenhum abalo sísmico com intensidade 1 ou mais, desde 12 deste mês.
Essa informação da AMJ pode tranquilizar a população, mas não significa que o país está livre da ocorrência de um megassismo, por isso é preciso continuar atento sempre, com a mochila de emergência preparada, seja para um terremoto ou para outro tipo de desastre, especialmente nos lares onde há crianças e idosos.
Fonte: JNN