Na quarta-feira (4), o Aeroporto Internacional de Kansai (KIX) comemora 30 anos de sua inauguração.
O número de passageiros em 2023 foi de 25,89 milhões, 150% o número de 1995, um ano após a abertura, tornando-o a mais importante porta de entrada aérea do oeste do Japão.
O KIX foi construído em um terreno recuperado a 5 quilômetros da costa da Baía de Osaka. Foi inaugurado em 4 de setembro de 1994 com uma pista A, de 3,5 mil metros na ilha da primeira etapa. Em 2007, foi concluída a segunda fase da ilha e entrou em operação a segunda pista B, com 4 mil metros. A atual área total da ilha do aeroporto é de 1.055 hectares.
KIX enfrentou crises
O número de passageiros caiu na década de 2000. No ano de 2009, em consequência da crise dos Lehman Brothers (Lehman Shock em japonês), o total de passageiros caiu para 13,52 milhões.
Ainda assim, um segundo terminal dedicado às companhias de baixo custo (LCC) entrou em operação em 2012, levando a um aumento no número de passageiros. As LCCs respondem por 44% dos voos internacionais de passageiros do KIX.
No período da pandemia do coronavírus, durante 3 anos, o número de passageiros também despencou. Atualmente, pela forte procura dos visitantes estrangeiros quase recuperou o movimento de antes.
O número de passageiros estrangeiros em julho foi de 1,67 milhão, o maior em um único mês desde a inauguração do aeroporto.
KIX presenteia passageiros
É operado pela Kansai Airports, uma empresa privada, desde 2016 através da venda de direitos de operação (concessão). O presidente Yoshiyuki Yamaya relembrou as crises. “Os nossos antecessores trabalharam arduamente para construir a segunda ilha e lançaram as bases para o que é hoje, e finalmente começaram a abrir as suas asas”, destacando as superações.
No dia do aniversário da inauguração, serão entregues adesivos comemorativos aos passageiros do KIX e os funcionários das 5 companhias aéreas nacionais realizarão um evento antes das partidas dos respectivos voos.
Fontes: Mainichi e Tracy