A emissora de tevê estatal da Bielorrússia informou na quarta-feira (4) que um agente da inteligência japonesa foi detido no país.
“Pela primeira vez na história, as atividades de uma agência da inteligência japonesa foram descobertas”, disse o jornalista.
O noticiário informou que ele estaria recolhendo informações sobre a situação na fronteira entre a Bielorrússia e a Ucrânia, bem como fotografou as instalações militares.
“Pode ser que minhas ações sejam perigosas para a Bielorrússia”, teria dito o japonês.
O vídeo do noticiário mostrou o japonês tirando fotos pela cidade, portando uma câmera, antes de ser levado sob custódia. A tevê estatal anunciou que transmitirá um programa especial na quinta-feira (5) intitulado “O Fracasso do Samurai de Tóquio”.
Um porta-voz da Embaixada do Japão na Bielorrússia disse em resposta a uma entrevista: “Podemos confirmar que um homem japonês na casa dos 50 anos foi detido pelas autoridades locais, em 9 de julho, por suspeita de violar a lei interna bielorrussa. Estamos fornecendo todo o apoio que podemos”.
A embaixada preferiu não divulgar o nome e onde trabalha. No entanto, a tevê estatal divulgou que se trata de ナカニシ・マサトシ.
Fontes: NTV e NHK