Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Homem é encaminhado para a promotoria por exportar roupas para a Coreia do Norte

| Sociedade

O residente de 85 anos de Sapporo em Hokkaido violou a lei que proíbe comércio com a Coreia do Norte.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
cn 6 set 2024 destaque

Bandeira da Coreia do Norte (ilustrativa/banco de imagens)

A polícia japonesa encaminhou na sexta-feira (6) um homem para a promotoria por exportar roupas para a Coreia do Norte, em violação à lei que proíbe comércio com o país, disseram fontes investigativas.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

De acordo com o jornal Mainichi, a polícia da província de Osaka suspeita que em dezembro de 2019, o residente de 85 anos de Sapporo (Hokkaido) enviou à Coreia do Norte um lote de roupas no valor de ¥400 mil (US$2.790) usando dinheiro ganhado por um trabalhador de TI (Tecnologia da Informação) norte-coreano que havia se passado por um cidadão mongol que morava em Osaka, disse a fonte.

O suspeito teria enviado roupas, ordenadas por uma empresa comercial norte-coreana através de uma parceira na província de Jilin, na China, violando a lei de câmbio internacional e comércio que proíbe negócios com a Coreia do Norte, com exceção de propósitos humanitários, sem permissão do Ministério do Comércio, de acordo com fontes.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O homem, que anteriormente havia operado uma empresa de processamento de frutos do mar na Coreia do Norte, admitiu para a polícia que vinha enviando roupas para o Norte desde 2017 por um total de 40 a 50 vezes via China, disseram as fontes.

A polícia acredita que as compras dos envios foram financiadas pelo trabalhador de TI norte-coreano que assumia desenvolvimento de software para clientes corporativos.

Um especialista das Nações Unidas estimou que mais de mil trabalhadores de TI norte-coreanos ganham dinheiro para financiar os programas de desenvolvimento de mísseis balísticos de armas nucleares de Pyongyang.

Em março, o governo japonês alertou empresas domésticas e outras organizações que norte-coreanos se passando por cidadãos japoneses podem estar ganhando dinheiro por contrato para trabalho de TI através de sites intermediários.

Fonte: Mainichi


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo