Picanha no churrasco (PM)
Um dos cortes bovinos mais queridos pelos brasileiros é a picanha, que fica ao lado da alcatra e do lagarto. A capa de gordura, a suculência, maciez e sabor são os elogios feitos por quem gosta de carne bovina, seja no churrasco, no assado ou uma fatia grelhada.
Publicidade
O TasteAtlas, fundado em 2015, é um guia online de viagens experimentais para comida tradicional que reúne receitas autênticas, críticas de alimentos e artigos de pesquisa sobre ingredientes e pratos populares.
Esse guia internacional elegeu a picanha como o top dos 100 Melhores Pratos do Mundo da edição 2023-2024 (100 Best Dishes in the World).
“Picanha é um corte fresco de carne bovina que é especialmente popular e muito valorizado no Brasil. Nos EUA, é chamado de sirloin cap, e no Reino Unido, é conhecido como rump cap”, explicou.
“No Brasil, todo churrasco tem picanha, e todas as melhores churrascarias apresentam picanha em seus menus”, complementou.
Origem do nome picanha
Corte da picanha (Wikimedia)
Segundo o TasteAtlas, “O nome picanha é derivado da palavra picana, referindo-se à vara dos fazendeiros usada para pastorear gado em Portugal e Espanha. A técnica foi trazida para o Brasil, onde a palavra picanha era usada para se referir à parte da vaca que era cutucada pelos fazendeiros com a vara”.
Ranking dos 10 melhores pratos do mundo
- Picanha, do Brasil
- Roti canai, da Malásia
- Phat kaphrao, da Tailândia
- Pizza Napoletana, da Itália
- Guotie, da China
- Khao Soi, da Tailândia
- Butter Garlic Naan, da Índia
- Tangbao, da China
- Shashlik, da Rússia
- Phanaeng Curry, da Tailândia
Brasil em outras categorias
Em outras categorias, o famoso pão de queijo ficou em 3.º lugar no Café da Manhã e em 4.º em Pães; o escondidinho em 3.º lugar em Caçarolas; e o tutu de feijão em 5.º lugar pratos com vegetais e em 4.º como aperitivo.
O churrasco brasileiro não poderia ficar de fora, ficou em 5.º lugar nessa categoria, perdendo para a Argentina.
Pão de queijo e escondidinho (PM)
Fonte: TasteAtlas