Na segunda-feira (9), um grupo de 44 estudantes universitários e outras 6 pessoas que praticavam caiaque no Lago Biwa (Biwako), desapareceram temporariamente. Segundo a polícia, havia notícia de que alguns dos caiaques viraram.
Pouco depois das 18h, uma pessoa chamou a polícia para pedir socorro aos que navegavam de caiaque mesmo após o pôr do sol.
De acordo com a polícia, eram do clube de futebol da Universidade Esportiva Biwako Seikei, na cidade de Otsu (Shiga), e funcionários da instituição, que navegavam como parte de suas atividades recreativas.
Aproximadamente 20 deles chegaram à costa por volta das 19h30, por conta própria, mas os 30 universitários continuavam desaparecidos, por isso a polícia os procurou suspeitando que estivessem perdidos.
Posteriormente, soube-se que eles mudaram os planos de regressar à casa onde se guardam os barcos devido aos ventos fortes que causaram ondas e foram para outro porto de pesca.
De acordo com a polícia, três caiaques, para uma e duas pessoas, viraram quando retornavam à costa, por isso, os 5 universitários voltaram a nado.
A tensão cessou após as 21h quando a polícia confirmou a segurança de todas as 50 pessoas.
Fontes: NTV, NHK e Sankei