No mercado de Tóquio, na quarta-feira (11), a taxa de câmbio chegou temporariamente ao nível de 140 ienes por dólar americano, marcando uma valorização da moeda japonesa nesse nível, pela primeira vez em 8 meses, desde 2 janeiro deste ano.
A taxa de câmbio chegou a 140,90 ienes nas negociações da tarde.
Com a queda das taxas de juros de longo prazo nos Estados Unidos e o fato de ser quase certo que deverão reduzi-las na reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) na próxima semana, há uma consciência de que o diferencial das taxas entre o Japão e a terra do Tio Sam fortaleceu-se, com a tendência de venda da moeda americana. Consequentemente, aumentou a compra do iene.
“Se as perspectivas para a economia e os preços se concretizarem, acredito que o grau de flexibilização monetária terá que ser ajustado”, declarou Junko Nakagawa, membro do Conselho do Banco do Japão (BOJ), em um discurso matinal na província de Akita, dizendo que “continuaremos a ajustar as taxas de juros”. Essas palavras teriam sido o gatilho para a valorização do iene, já que se espera um aumento das taxas dos juros.
Por outro lado, no Brasil, o câmbio fechou a R$ 5,65 por dólar americano, na quarta-feira.
Fontes: ANN, NTV e JNN