Um chinês que teve 23 dentes extraídos e realizou 12 implantes em um único procedimento contínuo morreu 2 semanas depois de um suspeito ataque cardíaco, segundo reportagens.
O homem, identificado apenas pelo seu sobrenome, Huang, da província de Zheijiang, realizou o procedimento em 14 de agosto no Hospital Dentário Yongkang Dewei.
Treze dias depois, ele morreu de parada cardíaca, de acordo com uma publicação na mídia social pela sua filha, de sobrenome Shu, divulgou o site South China Morning Post (SCMP).
“Eu não imaginava que meu pai morreria tão rápido e nem tive tempo de levar o carro novo que comprei para ele”, escreveu a filha.
Ela disse que o pai estava sofrendo dor severa constante em seus dentes após a cirurgia, que também é conhecida como “restauração imediata”.
O Departamento Municipal de Saúde Yongkang disse que estava investigando o caso devido à natureza da cirurgia após a morte de Huang dias depois, de acordo com reportagens da mídia local.
Funcionários no hospital Dewei disseram a agências de notícias locais que em uma cirurgia como essa, o médico decide quantos dentes extrair de uma vez após uma consulta pessoalmente com o paciente e um estudo detalhado do histórico médico do paciente.
Eles explicaram que no caso dos dentes frontais, eles podem ser extraídos e implantados no mesmo dia sem riscos, mas os do fundo exigem pelo menos de 3 a 4 meses para se recuperar entre a extração e o processo de implante.
O formulário de consentimento de Huang para a cirurgia alegadamente mostrou que seus molares foram implantados no mesmo dia que foram extraídos, o que foi contra protocolo médico comum.
Registros públicos acessados pela mídia local mostram que o dentista que executou a cirurgia tem 5 anos de experiência e é especializado em canais, remoção de dente do siso impactados e dentaduras completas.
Xiang Guolin, do Centro Dentário no Quarto Hospital de Wuhan, disse ao site Jimu news que era incomum em uma única cirurgia extrair 23 dentes quando a norma é fazer não mais que 10 a 12.
Fonte: The Independent