Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Coreia do Norte apresenta novo lançador de foguetes e instalação de concentração de urânio

| Ásia

A mídia estatal da Coreia do Norte apresentou o novo lançador de foguetes e a instalação de concentração do elemento químico radioativo, usado para fabricação de ogivas nucleares.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
cn foguetes uranio

Novo lançador móvel de foguetes (mídia norte-coreana via NHK)

Na sexta-feira (13), a Coreia do Norte informou que desenvolveu um novo lançador móvel de foguetes de 600 milímetros e realizou um lançamento de teste na presença de Kim Jong-Un para confirmar seu desempenho, disseram autoridades através da mídia estatal.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Os militares sul-coreanos revelaram que a Coreia do Norte lançou vários mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), nas proximidades da capital Pyongyang, na sexta-feira, e a informação da mídia norte-coreana parece se referir a isso.

Coreia do Norte exibe uma instalação de enriquecimento de urânio

Na mesma sexta-feira, o líder norte-coreano Kim Jong-un disse ter pedido um aumento do número de centrífugas para enriquecimento do urânio a fim de aumentar suas armas nucleares para autodefesa, informou a mídia estatal.  

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Kim fez o apelo durante uma visita ao Instituto de Armas Nucleares e à “base de produção de materiais nucleares de grau de arma”, de acordo com a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA). Não foi divulgada a localização da instalação ou a data da visita.

“Ele deu uma volta na sala de controle da base de enriquecimento de urânio para aprender sobre a operação geral das linhas de produção”, disse a KCNA, acrescentando que Kim expressou grande satisfação após ser informado de que a “base está produzindo dinamicamente materiais nucleares”.

cn foguetes uranio 1

Kim Jong-un visitando as instalações (mídia norte-coreana via NHK)

Uma instalação de enriquecimento é usada para produzir urânio altamente enriquecido (HEU) colocando-o em centrífugas e girando-o em altas velocidades. O HEU é essencial para a fabricação de ogivas nucleares, junto com plutônio.

Como se sabe, o urânio é um elemento químico radioativo, denso, flexível e maleável. É o elemento natural com o maior número atômico na tabela periódica, com 92 prótons e 135 a 148 nêutrons.

Coreia do Norte causa tensão à vizinha do Sul e ao Japão

“Estamos fazendo o nosso melhor para coletar informações, alertar e monitorar”, disse o Secretário Chefe de Gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, repercutindo essa exibição da Coreia do Norte.

“O desenvolvimento nuclear e de mísseis ameaça a paz e a segurança do Japão e da comunidade internacional. Isto é absolutamente inaceitável”, declarou.

Disse que cooperará com a comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos e a Coreia do Sul, para implementar plenamente as resoluções relevantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Continuaremos a exigir o desmantelamento completo dos programas nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte”, pontuou.

“Parece que a Coreia do Norte está sinalizando seu 7.º teste nuclear antes da eleição presidencial dos Estados Unidos em 5 de novembro, especialmente antes do aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores no poder em 10 de outubro”, disse Cheong Seong-chang, especialista do Instituto Sejong, uma think tank especializada em diplomacia e segurança, da Coreia do Sul.

Fontes: NHK e Yonhap News Agency


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo