Uma nova variante da covid-19 “mais forte” está se espalhando pela Europa e em outros países do mundo, com especialistas alertando que ela está “apenas começando”.
A variante XEC foi detectada pela primeira vez na Alemanha em junho deste ano e identificada em 15 países em 3 continentes.
De acordo com especialistas, a cepa pode se tornar a variante dominante dentro de meses, quando o clima começar a esfriar no hemisfério norte.
O diretor do Instituto de Pesquisa Translational Scripps na Califórnia, nos EUA, Eric Topol, disse que a XEC “está apenas começando a se espalhar no mundo”.
A chefe regional de doenças infecciosas para a Kaiser Permanente Southern California, a Dra. Elizabeth Hudson, disse que especialistas da saúde continuarão a monitorar a variante nas próximas semanas.
Hudson disse que a XEC foi reportada na Europa Ocidental incluindo Alemanha e Holanda e está se espalhando rapidamente.
A XEC também apareceu nos EUA, mas sua prevalência é baixa até agora.
A cepa, que é uma combinação das variantes KS.1.1 e da KP.3.3 causam sintomas que são similares àqueles de doenças comuns como gripe.
A maioria das pessoas melhora dentro de poucas semanas, mas outras podem levar tempo para se recuperar e até precisar de internação.
Sintomas comuns incluem febre, tosse contínua, perda de olfato e paladar, falta de ar e fadiga.
Além disso, sintomas como dor de cabeça, dor de garganta, congestão nasal, falta de apetite e diarreia são comuns.
Fonte: Daily Mail