O Portal Mie tem o prazer de conversar com duas figuras importantes que compartilham suas histórias e perspectivas sobre a vida no Japão, os organizadores do Shiga Brazilian Fest 2024: Daniel Higa e Larissa Hidalgo. Este evento é uma grande celebração das culturas brasileira e japonesa, unindo famílias e amigos em uma programação rica e diversificada.
Nesta entrevista, vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Daniel e Larissa no Japão, desde o tempo que vivem aqui até as experiências culturais que os conectam a esse país. Além disso, vamos explorar suas opiniões sobre o festival deste ano, que promete ser um verdadeiro espetáculo de integração entre as duas culturas, com danças, música, influenciadores e muitas outras atrações.
Então, prepare-se para uma conversa cheia de histórias e insights sobre o Shiga Brazilian Fest 2024 e a importância de eventos como esse para fortalecer os laços entre brasileiros e japoneses!
Sobre a trajetória pessoal no Japão:
Portal Mie: Há quanto tempo você está no Japão? Você chegou a estudar aqui em escolas japonesas ou foi no Brasil? Conta um pouco sobre a sua trajetória até agora.
Daniel Higa: Cheguei aqui em 2001, tinha 19 anos sem saber nada do idioma e muito pouco sobre a cultura japonesa. Como a maioria dos decasséguis, vim para trabalhar, juntar um dinheiro e retornar ao Brasil. Antes de vir pra cá, estava passando uma fase difícil no Brasil e aqui foi como “uma luz no fim do túnel”.Uma oportunidade de mudar e melhorar de vida. Me casei em 2003 com a Marcia, uma mulher fantástica, tivemos dois filhos, o Nathan e a Rafaela.
Em 2008 passamos por uma crise no país.
Com a perda do emprego numa fábrica em que trabalhava há anos, vi a necessidade de começar a empreender para obter uma renda extra e completar o orçamento. Comecei então a dar aulas particulares de música e fiz isso por muitos anos. O lance de eventos começou como uma apresentação musical para os meus alunos, com o intuito de proporcionar a eles uma experiência de se apresentar em público e colocar em prática o que haviam aprendido nas aulas. O Shiga Brazilian Fest nasceu dessa apresentação musical.
Portal Mie: A quanto tempo está no Japão? Estudou aqui ou no Brasil? Como foi sua jornada até o momento?
Larissa Hidalgo: Estou no Japão há mais de 2 anos, sempre estudei no Brasil, viemos pra cá para realizar meu sonho de morar fora do país, e continuar nossa jornada empreendedora num país de primeiro mundo como o Japão, sou gestora de redes sociais, ou seja faço o gerenciamento de redes sociais de empresas profissionalmente, tanto no Brasil como no Japão, e também na organização do Shiga Brazilian Fest que tem sido uma experiência maravilhosa. Tem sido uma experiência incrível todo dia uma nova descoberta aqui no Japão.
Sobre o evento intercultural:
Portal Mie: Como você vê a importância de um evento como o Shiga Brazilian Fest na promoção do intercâmbio cultural entre brasileiros e japoneses?
Daniel Higa: Hoje vejo todos nós como seres humanos, independentemente de raça ou cor. O maior propósito do evento é unir pessoas, seja através da arte, do entretenimento e principalmente através do empreendedorismo. Com isso trazemos a ideia de que a união traz a força, e que as diferenças não são negativas, mas todos nós, como peças de um quebra-cabeça onde todas as peças são importantes.
Qualquer uma delas que falte no final deixa a imagem incompleta. O evento é uma oportunidade de estreitar laços, quebrar barreiras entre os brasileiros e japoneses. Mostrar que o Brasil tem muitas coisas boas além de futebol e samba, e que podemos fazer algo legal mostrando também essas coisas boas nesse evento.
Portal Mie: Como você acha que eventos como este podem fortalecer as relações entre as duas culturas, especialmente para quem mora no Japão há tanto tempo?
Larissa Hidalgo: Estamos muito animados com o projeto que tem sido uma grande oportunidade de ajudar os empreendedores aqui do Japão a terem mais exposição da sua marca e até mesmo ter um network forte com os próprios brasileiros. Os empreendedores não são só brasileiros mas de diversos países que participam do evento e tem a oportunidade de expandirem suas empresas.
Acho interessante que tem fortalecido o relacionamento da cultura brasileira com essas culturas diferentes e principalmente japoneses estreitando laços e despertando a curiosidade sobre o evento em geral, querem conhecer saber mais informações, isso nos deixa animados. A visão que estamos transmitindo a eles ampliando o conhecimento deles sobre nossa cultura.
Atividades e Apresentações:
Portal Mie: As apresentações de dança japonesa e Jump Dance trazem um grande destaque. Você tem alguma experiência ou ligação com essas expressões culturais? Como enxerga a receptividade do público brasileiro?
Daniel Higa: A maior parte das atividades do evento também são novidades para mim. Sei que a ideia do diferente ainda gera desconforto em algumas pessoas, talvez por isso a maioria procure o caminho mais seguro, repetindo aquilo que os outros estão fazendo. Nós não procuramos repetir o que dá certo, estamos ajustando o evento de acordo com aquilo que acreditamos. Buscando gerar valor para todos que ali estiverem. Desde a criança até o idoso, que todos possam ter uma experiência positiva através desse evento.
Portal Mie: A programação também inclui influenciadores como Nelson no Japão e Camila Pipoka. Você já teve a oportunidade de trabalhar ou colaborar com algum deles em eventos anteriores?
Larissa Hidalgo: Eu havia convidado eles para participarem do evento anterior e eles ficaram super animados, não puderam ir apenas por questão de agenda e já se disponibilizaram para os próximos. Estamos muito felizes com a participação deles nessa edição. Trabalhando com eles especificamente não, mas nos eventos anteriores já tínhamos diversos outros influencers que também estarão conosco nesse evento.
Apoio da Comunidade:
Portal Mie: A presença do Consulado-Geral do Brasil em Nagoia e do Banco do Brasil no evento é uma forma de apoio importante para a comunidade. Como você enxerga esse suporte institucional para eventos da comunidade brasileira no Japão?
Daniel Higa: Acho fantástico, isso só mostra o quanto eles valorizam a ideia da união e do apoio mútuo, temos também agora o apoio da prefeitura de Koka. O Shiga Brazilian Fest está agindo como uma ponte, facilitando a interação entre esses dois governos. Creio que estamos construindo história, fazendo algo que pode até mudar a relação entre Brasil e Japão daqui para frente, isso trará muitos benefícios para todos os envolvidos, principalmente a comunidade estrangeira no Japão.
Portal Mie: O festival também destaca a presença de empreendedores brasileiros. Você acredita que eventos assim ajudam a alavancar o empreendedorismo dentro da comunidade?
Larissa Hidalgo: Com certeza, eu tenho uma paixão especial por ajudá-los. Na última edição inclusive tivemos um momento muito especial onde eles tiveram uma palestra sobre marketing digital e como ter a melhor performance no dia do evento nas redes sociais. Ensinamos como profissionalizar sua marca através das redes sociais. Nós queremos que eles tenham ótimos resultados não só no evento, mas também após e como ampliar a captação de clientes com a exposição da marca no evento.
Atrações Especiais:
Portal Mie: O bingo com prêmios como o carro e a viagem para Okinawa são destaques do evento. Você acha que essas atividades ajudam a atrair mais público e a criar um clima de maior diversão e interação?
Daniel Higa: Sim, tentamos criar um ambiente que seja legal para toda a família. O bingo é mais uma das atividades que propõe um entretenimento sadio, onde a família possa participar.
Portal Mie: Além do bingo, a exposição de carros esportivos e o encontro de motos do Shiga Riders também são atrações muito esperadas. Como você vê a combinação de atividades tão diversas em um evento cultural?
Larissa Hidalgo: Isso agrega muito valor a comunidade, sempre que pensamos em uma atração pensamos em como gerar valor, como isso pode fortalecer o evento e trazer novas oportunidades, a variedade de atividades traz também um grupo diversificado de pessoas sendo assim uma excelente oportunidade de estreitar laços.
Agradecimentos:
Daniel Higa: Agradeço ao Portal Mie pela parceria de longa data, meu pensamento é que possamos crescer juntos para assim podermos fortalecer mais a nossa comunidade, sucesso a todos!
Larissa Hidalgo: Quero agradecer primeiramente a Deus por nos abençoar sempre em nossa jornada, cada passo que damos é conduzido por Ele, agradecer ao Daniel por nos convidar a fazer parte, a equipe que sempre é tão envolvida e dedicada a fazer o melhor evento e a todos os empreendedores que confiam e abraçam o Shiga Brazilian Fest com tanto carinho, e com certeza os participantes do evento que fazem do evento um grande sucesso, sou muito grata a todos. Obrigada!
Contatos
Daniel Higa
Larissa Hidalgo
Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedidas