A rede de lojas de conveniência FamilyMart anunciou na quarta-feira (2) que irá eliminar gradativamente as áreas de alimentação com o objetivo de ampliar o número de gôndolas.
O objetivo é ampliar a linha de produtos e aproveitar efetivamente o espaço de cada loja, inicialmente de 30% delas.
O Famima começou a instalar os espaços de alimentação em 2013 e atualmente os possui em aproximadamente 7 mil lojas. No entanto, a empresa analisou que desde o início da pandemia do novo coronavírus, o comportamento dos clientes mudou, passando a não usá-los.
Com o aproveitamento eficaz do espaço das lojas pretende oferecer uma vasta gama de produtos para satisfazer necessidades cada vez mais diversificadas, como roupas e outros artigos de uso diário.
Segundo um porta-voz, a mudança será feita em aproximadamente 2 mil lojas em todo o país em 2024. Dependendo das condições, alguns espaços de alimentação ainda poderão continuar.
Numa altura em que há menos espaço para abrir novas lojas devido à escassez de colaboradores e ao declínio da população, o Famima considera aumentar as vendas nas lojas existentes. Isso faz parte de uma estratégia de crescimento que não depende da abertura de novas unidades.
Fontes: Nikkei e IT Media Business