Duas aeronaves da Força Aérea de Autodefesa do Japão (FAAJ) chegaram à Jordânia para a possível evacuação de cidadãos japoneses do Líbano, disse o Ministério da Defesa nesta sexta-feira (4), em meio à escalada do conflito entre Israel e o grupo apoiado pelo Irã, o Hezbollah.
Os aviões de transporte C-2 aterrissaram em um aeroporto jordaniano após partirem de uma base na província de Tottori na manhã de quinta-feira (3).
Uma outra aeronave deve viajar para a Grécia como parte de esforços para fornecer flexibilidade operacional e dispersar risco.
“Em cooperação com ministérios e agências relevantes, daremos prioridade à segurança de nossos cidadãos no exterior”, disse o ministro da Defesa, Gen Nakatani, em uma coletiva de imprensa em Tóquio, enquanto evitou dar mais detalhes sobre a operação, como rotas e cronogramas.
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, há atualmente 50 japoneses no Líbano. Dois indivíduos já deixaram o país através de uma embarcação fretada organizada pelo governo e chegou ao Chipre no dia anterior.
A situação no Líbano piorou nos últimos dias, com as forças israelenses iniciando operações terrestres limitadas contra o Hezbollah na terça-feira (1º) em sua primeira invasão ao Líbano desde 2006.
Isso seguiu ataques israelenses em Beirute que teriam matado o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e uma série de explosões dirigidas. Em retaliação, o Irã lançou mísseis balísticos em Israel na terça-feira.
Na sexta-feira passada, o ministro da Defesa, Minoru Kihara, ordenou que a FAAD enviasse aviões para uma possível missão de evacuação.
O Japão conduziu operações para retirar seus cidadãos pelo ar de locais com problemas no exterior em 8 ocasiões, incluindo 2 vezes em Israel após um ataque surpresa na nação pelo grupo militante palestino Hamas há 1 ano.
Fonte: Mainichi