A Honda Motor Co. disse nesta quarta-feira (9) que visa se tornar a primeira montadora do mundo a oferecer um sistema de condução autônoma o qual permite que motoristas tirem os olhos da estrada na maioria das situações, com um plano de instalá-lo em sua nova série de veículos elétricos (VEs) que será lançada globalmente.
A tecnologia “eyes-off”, equivalente ao nível 3 da escala de 5 pontos da indústria de capacidades de condução autônoma, permitirá que motoristas assistam a filmes e leiam livros, dentre outras atividades, disse a montadora japonesa.
A nova função se tornará disponível para condução em vias expressas por volta do fim desta década, com planos de expandi-lo para várias outras situações em estradas posteriormente, disse a Honda.
O sistema será instalado na série de VEs Honda 0 que a montadora planeja lançar em 2026. A tecnologia utilizará inteligência artificial para estudar padrões comportamentais de motoristas experientes, disse a montadora.
O anúncio mais recente faz parte dos esforços da companhia de alcançar suas rivais no exterior como a Tesla Inc. e a BYD da China, as quais têm tecnologia avançada em carros totalmente elétricos.
“Precisamos criar um valor o qual nos permite conquistar o palco global”, disse o presidente da Honda, Toshihiro Mibe. Em uma coletiva de imprensa recente realizada na instalação de desenvolvimento da montadora na província de Tochigi.
Fonte: Mainichi