Foi observada uma erupção solar, fenômeno explosivo que ocorre na superfície do Sol, e os institutos de investigação nacionais alertam que os satélites, GPS e outros poderão ser afetados a partir de quinta-feira (10) no Japão.
De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Japão (NICT), uma explosão solar, fenômeno da tempestade geomagnética na superfície do Sol, ocorreu pouco antes das 11h, horário do Japão, na quarta-feira (9). Foi uma explosão em grande escala, a mais alta das cinco escalas, derramando um jato de plasma contra a superfície da Terra.
O impacto está previsto para começar depois da 0h de quinta-feira, e a tempestade geomagnética que perturba o campo magnético ao redor da Terra poderá causar problemas nos satélites, reduzir a precisão do GPS e interromper as comunicações usadas por aviões e navios. Acredita-se que há riscos de danos.
No entanto, não afeta as comunicações móveis ou o corpo humano, informou o NICT.
O pico da atividade solar está previsto para ocorrer por volta de 2025, e erupções solares em grande escala já ocorreram em maio deste ano. Se, por um lado, afeta a comunicação, favorece a formação da aurora de baixa latitude, inclusive no Japão.
O Ministério da Administração Interna e das Comunicações (SOUMU) afirma que, na pior das hipóteses, as explosões solares em grande escala que ocorrem menos de uma vez a cada 100 anos podem tornar os telefones celulares inutilizáveis durante cerca de duas semanas.
Assista ao vídeo do National Weather Service.
Fonte: JNN