A Universidade de Tóquio ficou em 28º lugar em um ranking global compilado por um jornal educacional britânico, uma posição acima em comparação ao ano passado.
A Times Higher Education (THE) divulgou seu anual World University Rankings na quarta-feira (9). As avaliações são baseadas em um conjunto de indicadores que medem o desempenho em 5 áreas: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade de pesquisa, indústria e perspectiva internacional.
Neste ano, a THE classificou mais de 2 mil instituições de 115 países e territórios.
Os 10 primeiros lugares são dominados por universidades britânicas e dos EUA, com a de Oxford mantendo a primeira posição pelo nono ano consecutivo.
O Instituto de Tecnologia de Massachusetts ficou em segundo e a Universidade de Harvard em terceiro.
Na Ásia, a China tem 2 universidades entre as 15 primeiras na lista pelo segundo ano seguido.
A de Tsinghua ficou em 12º lugar e a de Peking em 13º. A Universidade Nacional de Singapura ficou em 17º.
A Universidade de Tóquio ficou em 28º lugar e a de Quioto em 55º, a mesma posição do ano passado.
Dizem que universidades japonesas estão sofrendo com fundos reduzidos do governo e custos em alta. A THE, citando as palavras de analistas, disse que universidades britânicas também estão enfrentando dificuldades financeiras.
Enquanto isso, a THE aponta que níveis crescentes de investimento do governo em universidades chinesas conduziram a reputação do país.
A THE diz que a China vem aumentando sua influência global em pesquisa e está chegando perto das 10 principais do mundo.
Fonte: NHK