O Governo Provincial de Yamanashi vai considerar aumentar a taxa para a trilha Yoshida do Monte Fuji, que foi introduzida neste verão, dos atuais ¥2 mil (cerca de US$13) a fim de aliviar o peso financeiro na província devido a medidas de segurança e outras regulamentações, revelou seu governo.
De acordo com reportagem do jornal Mainichi, o governo de Yamanashi buscará passar o fardo para escaladores nacionais e internacionais que usam a trilha Yoshida no lado norte do Monte Fuji, que abrange as províncias de Yamanashi e Shizuoka.
O governador de Yamanashi, Kotaro Nagasaki, não mencionou uma quantia específica de aumento. Um sistema de taxa variável também será considerado para dispersar escaladores concentrados aos fins de semana.
Para a temporada de escalada deste ano, a província instalou um portão na quinta estação da trilha Yoshida e, além de coletar a taxa, restringiu a passagem entre 16h e 3h, com exceção para aqueles que passariam a noite em cabanas na montanha e aqueles que faziam a descida.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, um total de 204.316 pessoas usaram as 4 rotas do Monte Fuji nas províncias de Yamanashi e Shizuoka durante a temporada deste ano que durou de julho a setembro.
A trilha Yoshida teve o maior número de escaladores, com aproximadamente 115 mil.
Fonte: Mainichi