Placa na sede da empresa Seven & i Holdings (NHK)
Conforme foi divulgado amplamente na imprensa, na segunda quinzena de agosto, a gigantesca Seven & i Holdings, empresa mãe das redes 7-Eleven, Ito-Yokado e outras, recebeu uma proposta de aquisição por uma empresa canadense.
Publicidade
Nessa ocasião, a transação comercial de compra seria de aproximadamente 5,7 trilhões de ienes. No entanto, segundo as pessoas envolvidas, o preço de aquisição foi aumentado. Assim, a Seven & i planeja examinar de perto o conteúdo da proposta e considerar como responder à Alimentation Couche-Tard ou simplesmente Couche-Tard.
Em 6 do mês passado, a direção da Seven & i teria enviado uma resposta afirmando que não poderia aceitar a proposta com esse valor (39 bilhões de dólares, equivalente aos 5,7 trilhões de ienes na época).
Em 19 de setembro, a canadense Couche-Tard propôs aumentar o preço de aquisição em cerca de 20% em relação à proposta anterior, para 7 trilhões de ienes, para a qual está planejando como respondê-la, depois de criar um comitê especial.
Seven & i considera mudar o nome da empresa
O jornal Nikkei divulgou na quarta-feira (9) que a Seven & i Holdings está pensando em mudar o nome da empresa.
A holding está reorganizando rapidamente as empresas do seu grupo com a intenção de iniciar o processo de venda do seu negócio de supermercados, incluindo a sua cadeia de supermercados original, Ito-Yokado, até ao final deste ano. A empresa parece estar mudando seu nome para concentrar recursos de gestão em seu principal negócio de lojas de conveniência.
O nome da empresa Seven & i foi criado quando a holding foi criada em setembro de 2005. O nome da empresa vem de suas 7 principais áreas de negócios, incluindo lojas de conveniência e supermercados, bem como da sigla para inovação e da letra “i” (leitura do kanji 愛, que significa amor), pois pretende se tornar uma “nova indústria de estilo de vida abrangente”. Alguns acreditam que o “i” vem das iniciais da empresa fundadora do grupo, Ito-Yokado.
Fontes: NHK e Nikkei