Erupção explosiva na cratera do Minamidake em Sakurajima

A pluma vulcânica subiu a uma altura de mais de 1 quilômetro da cratera e as cinzas se espalharam por toda a cidade.

Pluma vulcânica por volta das 13h de domingo (MBC/JNN)

Por volta das 12h42 de domingo (13), ocorreu uma erupção explosiva na cratera do cume do Monte Minamidake em Sakurajima, e a pluma vulcânica subiu a uma altura de 1,4 mil metros. 

Publicidade

A quantidade de pluma é média. As cinzas vulcânicas fluíram para noroeste e caíram sobre uma ampla área, incluindo a cidade de Kagoshima (província homônima). Esta foi a 32.ª erupção explosiva deste ano.

Na área de Tenmonkan, as pessoas podiam ser vistas usando sombrinhas ou com jornais sobre a cabeça para evitar as cinzas. A cidade toda ficou coberta com uma camada dessas cinzas vulcânicas

Mutsumi Nakajima, gerente de vendas da concessionária Toyota Corolla Kagoshima Jonan da cidade de Kagoshima, disse  que  “há necessidade de jogar água nos carros, o que dá trabalho”, se referindo às cinzas.  

De acordo com o Observatório Meteorológico Local de Kagoshima, grandes blocos vulcânicos foram espalhados até a 5.ª estação que fica a uma altura de mil a 1,3 mil metros da cratera.   

Também houve uma erupção por volta das 13h44. O nível de alerta de erupção permanece em 3, o que significa restrição à entrada nas montanhas.

Vulcão com sua pluma visto mais de longe (MBC/JNN)

Fontes: Minami Nippon Shimbun e MBC/JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tensão em Taiwan: China anuncia exercício militar em torno do país

Publicado em 14 de outubro de 2024, em Ásia

Os militares chineses anunciaram que iniciam um exercício militar em torno de Taiwan na manhã de segunda-feira.

Força Aérea da China (NHK)

Às 6h de segunda-feira (14), os militares chineses anunciaram que estão realizando um exercício militar em torno de Taiwan, tanto no mar quanto no espaço aéreo ao redor do país, com mobilização do exército, marinha, força aérea e foguetes

Publicidade

Este é o primeiro exercício militar em grande escala nas águas que rodeiam Taiwan desde maio.

Em 10 deste mês, o presidente taiwanês, William Lai (Lai Ching-te), participou pela primeira vez na cerimônia do Festival de Taiwan, considerado como o Dia Nacional da Fundação. “A República Popular da China não tem direito de representar Taiwan”, declarou nessa ocasião, e suas palavras foram fortemente contestadas pela China.

Taiwan cercada pelo exército da China (JNN)

O Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação do Povo Chinês declarou que o exercício foi um “aviso contra as forças de independência” de Taiwan e que se trata de um ato legítimo para proteger a soberania e a unidade nacional.

A China vê Taiwan como parte de seu território e não gostou de ver a postura de William Lai, como “separatista”.

O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan declarou que “condena veementemente a provocação irracional”, pouco depois das 7h no horário do Japão. 

Atual presidente de Taiwan, William Lai (NHK)

Fontes: NHK e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão