Quem vive no Japão desde a década de 1990 deve se lembrar do estouro da bolha econômica e que a partir de 1991 um grama do ouro custava mil ienes. Em 1998 chegou à cotação de 865 ienes por grama.
Por volta de 2009 esse metal precioso voltou a valorizar, passando para a faixa de 2 mil ienes o grama. Dez anos depois o grama no mercado japonês chegou à faixa de pouco mais de 5,5 mil ienes e assim foi valorizando cada vez mais.
Na terça-feira (15), o preço de varejo do Tanaka Kikinzoku Kogyo, um indicador representativo dos preços domésticos de venda do ouro no Japão, chegou ao valor histórico de 14.069 ienes por grama.
A procura do ouro, que é um ativo seguro, está aumentando à medida que as pessoas estão conscientes do impacto do agravamento da situação no Oriente Médio na economia mundial. Além disso, o iene apresenta uma tendência de enfraquecimento face ao dólar, empurrando o valor do ouro para cima.
“Os preços do ouro são afetados pelas taxas de câmbio, por isso precisamos continuar a prestar muita atenção às tendências do mercado devido às políticas monetárias nos Estados Unidos e no Japão”, disse um porta-voz do Tanaka Kinzoku.
Fontes: FNN e NHK