O Ministério do Meio Ambiente do Japão elevou o alerta de gripe aviária da nação para o nível mais alto após uma cepa altamente patogênica de vírus dessa influenza ter sido detectado em duas cidades na província de Hokkaido.
A gripe aviária foi detectada em um falcão selvagem morto encontrado na cidade de Otobe em 30 de setembro e também em excrementos de patos selvagens em Betsukai no dia 8 de outubro, informou o ministério.
O ministério estabeleceu o alerta ao nível mais alto de 3 na terça-feira (15). Autoridades estão pedindo que governos locais em todo o país intensifiquem o monitoramento de aves selvagens e aumentem seus esforços para confirmar se essas são portadoras do vírus ou não.
Segundo o ministério, acredita-se que vírus da gripe aviária não infectem humanos, a menos que indivíduos entrem em contato excessivo com aves infectadas.
Funcionários do ministério estão pedindo que as pessoas lavem as mãos e façam gargarejo se tocarem em excrementos de aves. Eles também pedem que as pessoas não toquem em aves selvagens mortas e informem autoridades locais se encontrarem uma.
Fonte: NHK