Descoberta de 500 mil moedas antigas avaliadas em 500 milhões de ienes no mercado de antiguidades

Sabia que o Japão teve um período na guerra que não tinha metais para fabricação das moedas e as produziu em cerâmica? Foram encontradas 500 mil unidades.

Moeda com estampa do Monte Fuji (NHK)

Um grande número de “moedas fantasmas”, feitas de cerâmica, quando os metais eram escassos e não foram realmente utilizadas após a guerra do Pacífico, foram encontradas no depósito de uma empresa em Quioto (província homônima), em grande quantidade. São aproximadamente 500 mil unidades, de moedas com imagens do Monte Fuji e das flores de cerejeira.

Publicidade

Ficaram dormindo nesse depósito da empresa Shofu, fabricante de equipamentos odontológicos, por cerca de 80 anos. O depósito pertencia a “uma subsidiária, a Shofu Kogyo, e foi ela que fabricou essas moedas”, disse o diretor.

Se vê claramente o Monte Fuji (KTV)

“Há também um registro de que o presidente da empresa da época aconselhou ao governo do Japão, escrevendo ‘já que há escassez de metais, porque não produzir com cerâmica?’”. A sugestão foi aceita e o governo da época decidiu produzi-las em 3 locais: Quioto, Aichi e Saga.

A Shofu Kogyo fabricava placas cerâmicas para exportação e contava com alta tecnologia, por isso foi uma das contratadas. Nessa ocasião foram fabricadas 15 milhões de moedas no Japão, de 3 valores: 1, 5 e 10 centavos, mas a guerra terminou antes que pudessem ser distribuídas para serem usadas. Naquela época o Japão usava centavos.

Como as moedas foram encontradas 

Moedas de cerâmica de 3 valores diferentes (NHK)

Para a comemoração do 100.º aniversário, foram buscar material para pesquisa no antigo depósito, quando encontraram caixas de madeira contendo essas moedas de cerâmica, em agosto do ano passado. 

O depósito já foi demolido para ceder lugar a um novo edifício a ser construído.

Destino das 500 mil moedas

Se essa quantidade de moedas fosse para o mercado de antiguidades valeria pelo menos 500 milhões de ienes.

Mas, a empresa resolveu doá-las à Casa da Moeda do Japão. 

À esq. os diretores da Casa da Moeda do Japão e à dir. os diretores da empresa que encontrou as moedas (NHK)

Como é extremamente raro ser descoberta uma grande quantidade de moedas de cerâmica, na quarta-feira (16), Kenji Goto, presidente da Casa da Moeda, entregou a Tetsuo Takami, presidente dessa empresa de Quioto, um diploma de agradecimento.

“Espero que aprendamos não apenas sobre a moeda em si, mas também sobre várias coisas durante a guerra, quando a economia e as finanças estavam em crise”, disse o presidente Goto.

Fontes: KTV e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Atividade solar continua no máximo e pode afetar comunicações e navegação

Publicado em 17 de outubro de 2024, em Notícias do Mundo

A Nasa e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional anunciaram na terça-feira (15) que o Sol alcançou seu período solar máximo, que pode continuar no próximo ano.

A atividade solar aumenta e diminui em um ciclo que dura cerca de 11 anos (ilustrativa/banco de imagens)

As agências dos EUA para espaço e condições de monitoramento atmosférico dizem que a atividade solar está agora em seu máximo, com possível impacto nos sistemas de comunicação e navegação.

Publicidade

A atividade solar aumenta e diminui em um ciclo que dura cerca de 11 anos.

A Nasa e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional anunciaram na terça-feira (15) que o Sol alcançou seu período solar máximo, que pode continuar no próximo ano.

Durante tais períodos, erupções eletromagnéticas conhecidas como “flares” ocorrem na superfície do Sol.

O fenômeno pode afetar sistemas de navegação por satélite, comunicação por rádio e redes de energia.

Elas também podem produzir auroras a altitudes mais baixas.

Em maio, auroras causadas por erupções solares foram observadas em todo o mundo. Nos EUA, serviços de GPS foram interrompidos.

O Sol já poderia estar em um período máximo nessa época.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão