A atividade em fábricas no Japão contraiu pelo quarto mês seguido em outubro com demanda moderada e fracos pedidos, mostrou nesta quinta-feira (24) uma pesquisa do setor privado.
O índice de gestores de compras (PMI) au Jibun Bank do Japão caiu de 49.7 em setembro para 49 em outubro. O índice ficou abaixo do limiar de 50 que separa crescimento de contração pelo quarto mês consecutivo.
“Novos pedidos diminuíram na fabricação e serviços”, disse Usamah Bhatti, economista no Mercado de Inteligência Global S&P, que compilou a pesquisa.
“Pobres condições de demanda não ficaram limitadas apenas à economia doméstica, visto que novos pedidos do exterior caíram ao ritmo mais rápido desde fevereiro de 2023”.
As exportações do Japão caíram pela primeira vez em 10 meses em setembro com fraca demanda na China e crescimento desacelerado nos EUA, mostraram dados do governo na semana passada.
Empresas no setor de serviços disseram que a fraqueza econômica no Japão e no exterior levou clientes a conterem novos pedidos, mostrou a pesquisa.
A confiança geral em negócios para os próximos 12 meses diminuiu em outubro para o nível mais fraco desde agosto de 2020, devido a uma economia leve e custos persistentemente altos, mostrou um índice composto dos setores de fabricação e de serviços.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou que o crescimento econômico do Japão diminuirá para 0.3% neste ano de 1.7% em 2023.
Fonte: Japan Times