Na quinta-feira (24), o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) anunciou que no período de um ano, de maio de 2023 a abril de 2024, quando o novo coronavírus foi classificado como Categoria 5 pela Lei de Doenças Infecciosas, foram confirmadas 32.576 mortes.
É cerca de 15 vezes mais comum que a influenza e a maioria das vítimas tinham idade superior aos 60 anos.
O governo rebaixou a classificação da covid devido ao menor risco de doença grave, e as restrições à vida diária quase desapareceram, mas muitas pessoas ainda estão expostas à ameaça da infecção.
A partir de 1.º de abril deste ano, cessou o apoio financeiro público aos pacientes que testam positivo, como subsídios para medicamentos de tratamento e custos de hospitalização.
Embora a situação atual da infecção esteja controlada, o número de pessoas que testam positivo tende a aumentar durante os meses de inverno.
Hitoshi Oshitani, professor de epidemiologia de doenças infecciosas na Universidade de Tohoku, disse: “Todos precisam reconhecer o fato de que muitas pessoas morreram e pensar no que podem fazer para reduzir os danos no Japão, que é uma sociedade com muitos idosos”.
Atualmente, no período de 6 a 12 de outubro, a média é de 2,38 testados positivo para o coronavírus por instituição médica, dentre as 5 mil do país.
Fontes: Nikkan Sports e NHK