Fabricante Funai Electric inicia processo de falência

A fabricante de eletrodomésticos recebeu autorização do tribunal para iniciar o processo de falência.

Foto ilustrativa de um aparelho de tevê Funai com Fire TV (Amazon)

Na quinta-feira (24), o Tribunal Distrital de Tóquio emitiu a decisão para iniciar o processo de falência da fabricante de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo, Funai Electric, com sede na cidade de Daito (Osaka). Segundo fontes do jornal Asahi, o diretor da empresa havia entrado com um pedido de falência voluntária.

Publicidade

De acordo com o Teikoku Databank, a fabricante tinha dívidas de aproximadamente 46,159 bilhões de ienes no final do ano fiscal encerrado em março de 2024.

A Funai Electric tinha uma grande fatia no mercado americano com seus aparelhos de tevê LCD

Funcionários demitidos e sem salário na data prevista

Na tarde de quinta-feira, foi realizada uma sessão informativa de emergência na sede da empresa, com a participação do advogado Eiji Katayama, nomeado administrador da falência

Sede da fabricante Funai Electric (NHK)

Segundo os participantes, os funcionários foram informados de que seriam demitidos a partir dessa data. Foi explicado que o salário de outubro não poderia ser pago conforme previsto no dia 25 e que o pagamento da aposentadoria será efetuado pelo fundo de pensão.

Com a falência da Funai, Yamada Denki assume o pós-venda

No mesmo dia, a Yamada Denki divulgou um comunicado sobre a decisão do início do processo de falência da Funai Electric, com quem mantinha parceria comercial. 

“Como varejistas, responderemos com responsabilidade ao serviço pós-venda dos produtos da marca Funai”, divulgou.

A Yamada Denki fez parceria com a Funai Electric em 2017 e desde então tem vendido aparelhos de tevê e gravadores da marca nas suas lojas em todo o país.

Nos últimos anos, o foco tem sido as tevês LCD equipadas com FireTV e Android TV e, mais recentemente, em colaboração com JVC Kenwood, a Funai lançou o Google TV, como um modelo em homenagem à rede Yamada Denki pelo 50.º aniversário.

Fontes: NHK, Asahi e IT Media

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota anuncia suspensão de um modelo e encerramento de outro

Publicado em 25 de outubro de 2024, em Sociedade

No mesmo dia a Toyota anunciou a suspensão de um modelo e também que já havia encerrado a produção de outro que era bem famoso entre os altos executivos.

Picape Hilux (reprodução)

Na quarta-feira (23) a Toyota Motor informou através de um press release sobre a suspensão da produção do modelo Hilux, uma picape estilosa.

Publicidade

Assim, os pedidos também foram suspensos e a informação é de que fará anúncio quando tiver plano de retomar a produção. Mas não explicou o motivo dessa decisão.

Essa picape teve a produção suspensa para o mercado japonês em 2004, ficando exclusivamente para o exterior, mas foi reintroduzida no Japão em 2015 com o modelo de 8.ª geração.

No entanto, em fevereiro a picape Hilux teve a produção suspensa novamente por causa da fraude de certificação da Toyota Industries, por causa do motor a diesel. 

Toyota encerra produção do GranAce

Van de luxo GranAce (reprodução)

No mesmo dia, a Toyota Motor informou que tinha encerrado a produção de sua van de luxo GranAce em abril deste ano, mas também não explicou o motivo.

Esse modelo foi projetado para o transporte de executivos e hóspedes de hotéis, com uma carroceria maior do que o Alphard e interior espaçoso, com requinte.  

De acordo com a empresa de pesquisas MarkLines, as vendas no mercado interno em 2020 foram superiores a mil unidades, mas em 2023 foram apenas cerca de 700. 

Fontes: divulgação e Kuruma News 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão