Um acidente entre um caminhão e um ônibus deixou 24 mortos e 5 feridos em Zacatecas, área central do México.
O brutal acidente, que causou a queda do ônibus em um barranco, ocorreu às 3h de sábado (26), horário local, próximo ao município de Guadalupe, na rodovia federal 45D, conforme confirmou o governador David Monreal.
O ônibus havia saído de Tepic, Nayarit, com destino a Ciudad Juárez, em Chihuahua. Entre os feridos estão pacientes graves, que foram transferidos para a clínica 1 do Instituto Mexicano de Seguridade Social (IMSS) em Zacatecas.
As primeiras investigações indicam que o caminhão que transportava milho soltou o reboque, o qual colidiu com o ônibus da empresa Omnibus de México. A colisão fez com que o motorista perdesse o controle e o ônibus caísse em um barranco de mais de 10 metros de altura.
Dentro do ônibus estavam 30 passageiros, dos quais 24 morreram. Entre os mortos, segundo as listas divulgadas, estão pessoas de Tepic e Guadalajara, Jalisco.
O motorista do caminhão fugiu e ainda não foi localizado.
No México, ocorrem quase 400 mil acidentes rodoviários todos os anos, segundo informações do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi). Só em 2023, foram registradas mais de 4,8 mil mortes e 90 mil feridos. Os acidentes são geralmente a sexta causa de morte no país, mas sobem para o primeiro lugar entre pessoas entre 10 e 24 anos.
Fontes: ANN, El País, Univision e ABC7