Às 7h16 de quinta-feira (31) a Guarda Costeira do Japão e o Ministério da Defesa (MOD) informaram que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico ainda não identificado em direção ao Mar do Japão ou Mar do Leste, para os coreanos.
Esse lançamento foi confirmado pelas autoridades sul-coreanas e o Estado-Maior Conjunto não deu mais detalhes, dizendo que uma análise está em andamento.
O lançamento ocorreu poucas horas depois que os chefes de defesa da Coreia do Sul e dos Estados Unidos condenaram o envio de tropas de Pyongyang para a Rússia com “uma só voz” nos termos “mais fortes” durante as negociações anuais de defesa dos aliados no Pentágono na quarta-feira.
Segundo as autoridades, o míssil balístico, da categoria intercontinental (ICBM), pode ter sido lançado numa “trajetória elevada”, de um ângulo mais elevado do que o habitual.
Caiu por volta das 8h36 no Mar do Japão, a aproximadamente 300 quilômetros a oeste da ilha de Okushiri, Hokkaido, fora da zona econômica exclusiva do Japão (ZEE). Voou cerca de 7 mil quilômetros.
A última vez que a Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos de curto alcance foi em 18 de setembro. Foi a 12.ª vez este ano.
Fontes: News Digest, Yonhap News Agency, NHK e ANN