Coreia do Norte faz lançamento de míssil na quinta-feira

O lançamento do míssil é visto como uma resposta aos Estados Unidos e à vizinha do Sul.

Bandeira da Coreia do Norte (NHK)

Às 7h16 de quinta-feira (31) a Guarda Costeira do Japão e o Ministério da Defesa (MOD) informaram que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico ainda não identificado em direção ao Mar do Japão ou Mar do Leste, para os coreanos.

Publicidade

Esse lançamento foi confirmado pelas autoridades sul-coreanas e o Estado-Maior Conjunto não deu mais detalhes, dizendo que uma análise está em andamento.

O lançamento ocorreu poucas horas depois que os chefes de defesa da Coreia do Sul e dos Estados Unidos condenaram o envio de tropas de Pyongyang para a Rússia com “uma só voz” nos termos “mais fortes” durante as negociações anuais de defesa dos aliados no Pentágono na quarta-feira.

Segundo as autoridades, o míssil balístico, da categoria intercontinental (ICBM), pode ter sido lançado numa “trajetória elevada”, de um ângulo mais elevado do que o habitual.

Caiu por volta das 8h36 no Mar do Japão, a aproximadamente 300 quilômetros a oeste da ilha de Okushiri, Hokkaido, fora da zona econômica exclusiva do Japão (ZEE). Voou cerca de 7 mil quilômetros.

A última vez que a Coreia do Norte disparou vários mísseis balísticos de curto alcance foi em 18 de setembro. Foi a 12.ª vez este ano.

Fontes: News Digest, Yonhap News Agency, NHK e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Atum em lata na Europa está contaminado com altos níveis de mercúrio, dizem ONGs

Publicado em 30 de outubro de 2024, em Notícias do Mundo

Atum enlatado vendido em lojas por toda a Europa incluindo Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Espanha contém níveis prejudiciais de mercúrio, disseram na terça-feira (29) grupos ambientais.

A média consumida de atum por europeus é de aproximadamente 2.8Kg por ano, a maioria enlatado (ilustrativa/banco de imagens)

Atum enlatado em muitos países na Europa está contaminado com níveis perigosos de mercúrio, de acordo com 2 grupos de pressão ambiental, o Foodwatch e o Bloom, os quais pediram que estabelecimentos e governos tomem medidas “urgentes.

Publicidade

O Bloom disse que todas as 148 latas de atum selecionadas aleatoriamente no Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Espanha que ele testou em um laboratório independente “estavam contaminadas com mercúrio”.

Eles descobriram que todos os produtos continham mercúrio e 57% excederam o limite de 0.3 parte por milhão (ppm) que se aplica a outros peixes.

“O que acabamos tendo em nossos pratos é um risco colossal para a saúde pública que não é levado a sério”, disse Karine Jacquemart, CEO do Foodwatch France, aos repórteres.

A média consumida de atum por europeus é de aproximadamente 2.8Kg por ano, a maioria enlatado. Entretanto, o processo de enlatamento significa que a concentração de mercúrio é dobrada ou triplicada comparada ao produto fresco, de acordo com o Bloom.

Atualmente, os padrões europeus estabelecem o nível máximo de mercúrio a 1ppm.

“Não desistiremos até termos um padrão europeu mais protetivo”, disse Jacquemart.

O mercúrio geralmente se espalha por depósitos atmosféricos de estações de energia a carvão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o metal uma das 10 substâncias mais preocupantes para saúde pública.

No oceano ele se mistura com bactéria e se transforma em metilmercúrio que é ainda mais tóxico e considerado uma ameaça ao sistema nervoso e causa de problemas neurológicos, de acordo com a OMS.

Fonte: France 24, EuroNews

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão