Pelo menos 6 pessoas morreram após o Monte Lewotobi-Laki-laki no leste da Indonésia ter entrado em erupção no domingo (3), espalhando plumas explosivas e forçando autoridades a evacuarem vários vilarejos próximos, disseram autoridades nesta segunda-feira (4).
O Monte Lewotobi-Laki-laki, localizado na Ilhas das Flores na província de Sonda Oriental, entrou em erupção por volta das 23h57 (hora local), expelindo uma coluna vermelha de lava, cinzas vulcânicas e rochas incandescentes, disse Hadi Wijaya, porta-voz do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigo Geológico, na segunda-feira.
“Após a erupção, houve corte de energia e então chuva e raios que causaram pânico entre residentes”, disse ele, acrescentando que a autoridade havia elevado o status do vulcão para o nível 4, ou o mais alto.
Lava ardente e rochas atingiram assentamentos próximos a cerca de 4Km da cratera, queimando e danificando casas, disse Hadi.
A Agência de Gestão de Desastres diminuiu o número de mortos divulgado em um relatório anterior de 9, dizendo que havia recebido informação atualizada de autoridades locais.
Heronimus Lamawuran, funcionário da área de East Flores, disse que a erupção afetou 7 vilarejos.
Fonte: SCMP