A Air France foi forçada a suspender voos sobre o Mar Vermelho após um de seus tripulantes ter avistado um ‘objeto luminoso’ no céu em torno do Sudão.
A companhia aérea disse ao site AeroTime que a suspensão de voos sobre o Mar Vermelho era uma “medida de precaução” até nova ordem.
“Essa decisão segue a observação da tripulação de um objeto luminoso a alta altitude na área do Sudão”, disse um porta-voz da Air France.
Como resultado do incidente, a Air France alterou o itinerário de alguns voos enquanto pede para que várias aeronaves retornem aos seus aeroportos de partida.
O voo AF934, que partiu do Aeroporto Paris-Charels de Gaulle (CDG) no domingo (3) logo após as 11h (hora local), com destino ao Aeroporto Internacional de Ivato em Madagascar, foi afetado e desviado de volta para a França cerca de 3 horas após ter decolado.
Embora a Air France não tenha sido capaz de confirmar a natureza do “objeto luminoso”, tensões no Oriente Médio levaram a uma abordagem mais cautelosa por parte de aéreas quando voam na região.
Forças Houthi no Iêmen lançaram ataques de foguetes contra embarcações comerciais e navais que transitam no Mar Vermelho no ano passado e dispararam mísseis contra Israel em suporte à Palestina.
“A Air France lembra que a segurança de seus clientes e tripulações é seu imperativo absoluto. A companhia está monitorando constantemente os desenvolvimentos na situação geopolítica dos territórios atendidos e sobrevoados por sua aeronave, para garantir o nível mais alto de segurança de voo”, disse o porta-voz da Air France.
Fonte: AeroTime