O Satélite de Comunicações de Defesa, que o Ministério da Defesa do Japão (MOD) mantém para compartilhar informações entre unidades, foi lançado na tarde de segunda-feira (4), do Centro Espacial Tanegashima, na província de Kagoshima, usando o foguete H3, de número 4, e foi lançado com sucesso em sua órbita planejada.
O foguete H3 IV, que transporta o satélite de comunicações de defesa chamado Kirameki, foi lançado do Centro Espacial Tanegashima às 15h48, sob clima chuvoso.
Esse quarto lançamento é importante, pois o primeiro fracassou e depois foram realizados outros, renovando as medidas.
O foguete continuou a subir enquanto desconectou o auxiliar e o primeiro estágio e o satélite Kirameki foi lançado com sucesso na órbita planejada.
O Satélite de Comunicações de Defesa montado no foguete está sendo desenvolvido de forma independente pelo MOD com a finalidade de compartilhar informações entre unidades implantadas em uma ampla área, e dois foram lançados até agora.
O MOD e a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão), responsável pelo lançamento, não divulgaram o tamanho nem o desempenho do satélite por questões relacionadas com a segurança. Para o Japão, esse lançamento é de grande importância para poder transportar satélites para o espaço, pois tem soberania espacial.
Caso queira assistir à transmissão feita ao vivo, o vídeo está no ponto pouco antes do lançamento.
Caso queira assistir aos comentários do Sérgio Sacani, do canal SpaceToday, veja a tela abaixo.
Fontes: NHK e JAXA