Uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, chamada de carro voador, desenvolvido por uma empresa americana, com o investimento da Toyota Motor, foi apresentado pela primeira vez no Japão, no sábado (2).
A startup americana Joby Aviation apresentou o eVTOL, cujo desenvolvimento tem progredido com o apoio da Toyota, a qual fornece suporte técnico e financeiro.
O eVTOL foi exibido a partir do Centro Técnico Higashi-Fuji da Toyota, em Susono (Shizuoka). Tem 6 hélices e é extremamente silencioso, uma particularidade do carro voador elétrico.
Foi demonstrada a paixão e ambição pela mobilidade aérea, em um encontro que incluiu executivos de ambas as empresas, Akio Toyoda, presidente do conselho do Grupo Toyota, e CEO e fundador da Joby, JoeBen Bevirt.
A principal vantagem desse carro voador é que pode levantar voo sem um grande espaço, como uma pista.
O carro voador eVTOL foi projetado para ser usado na cidade. Se for colocado em prática, espera-se que sirva como táxi para transporte de turistas, e veículo para executivos e passageiros em áreas urbanas.
“Quero apostar em algo que ninguém nunca fez antes”, disse o vive-presidente da Toyota, Hiroki Nakajima.
O e-VTOL tem programação para ser exibido na Expo 2025, a ser realizado na cidade de Osaka, o que deverá atrair os olhares de muitos visitantes.
Assista ao vídeo produzido pela Toyota Motor, dessa exibição.
Fontes: SBS e divulgação