A Nissan Motor Co. e a empresa comercial Mitsubishi Corp. estão considerando estabelecer um empreendimento conjunto até março de 2025 para oferecer serviços usando tecnologia de direção autônoma e baterias de veículos elétricos (VEs), disseram na segunda-feira (4) fontes com conhecimento do assunto.
O empreendimento visa oferecer serviços de condução autônoma em áreas rurais no Japão onde escassez de mão de obra é mais grave e opções de transporte público são limitadas devido à população em envelhecimento.
A nova companhia, que será de propriedade igualitária da Nissan e Mitsubishi, também está considerando usar eletricidade armazenada em baterias de VEs como fonte de energia de emergência para residências, de acordo com as fontes.
A Nissan está avançando em parcerias no negócio de VEs. No início deste ano, a montadora entrou em acordo com a Honda Motor Co. para explorar uma colaboração na produção de veículo elétricos.
A Mitsubishi Motors Corp. também faz parte de sua aliança tripla, que inclui a Renault SA.
A Mitsubishi Corp. disse em junho que ela e a Honda estabeleceriam um empreendimento conjunto para oferecer serviços usando tecnologias de VEs enquanto estudam um sistema de transporte público eficiente utilizando IA através de um teste em Shiojiri (Nagano), dentre outros projetos.
A Nissan visa vendas de ¥2,5 trilhões (US$16 bilhões) a partir de novos negócios com tecnologias autônoma e de VEs no ano fiscal que termina em março de 2031.
Fonte: Mainichi