Número de nascimento no Japão deve ficar abaixo de 700 mil em 2024 pela 1ª vez

O número para os 6 primeiros meses do ano, sem incluir estrangeiros, reflete que a taxa de nascimentos continua a mínimas recordes nos últimos anos.

A taxa de nascimentos no Japão continua a mínimas recordes nos últimos anos (ilustrativa/banco de imagens)

O número de nascimentos no Japão em 2024 provavelmente ficará abaixo de 700 mil pela primeira vez após dados do governo terem mostrado na terça-feira (5) que no primeiro semestre ele caiu 6,3% ante o ano anterior para 329.998.

Publicidade

Sem incluir estrangeiros, o número para os 6 primeiros meses do ano reflete que a taxa de nascimentos continua a mínimas recordes nos últimos anos, visto que mais pessoas escolhem não se casar ou deixam para se unir oficialmente a alguém ou ter filhos tarde na vida.

O número de mortes no primeiro semestre aumentou 1,8% ante o mesmo período do ano passado, totalizando 800.274, e a diminuição natural, subtraída do número de nascimentos, situou-se a 470.276, de acordo com dados do Ministério da Saúde, trabalho e Bem-Estar.

Com sua população encolhendo pelo 15º ano consecutivo em 2023, o Japão enfrenta escassez de mão de obra que ameaça a sustentabilidade de sistemas de segurança social, como cuidados da saúde e aposentadoria, enquanto serviços de governos locais podem colapsar.

O governo busca aumentar a taxa de nascimentos ao expandir as ajudas para cuidados infantis e oferecer benefícios para licença paternidade, dentre outras medidas, visto que ele considera o período até o início dos anos 2030 a “última chance” de reverter a crise de nascimentos.

O número comparável de nascimentos no primeiro semestre de 2023 foi de 352.240, com o total de ano completo a 727.277.

Dados preliminares divulgados pelo ministério em agosto mostraram que o número de bebês nascidos no Japão, incluindo de estrangeiros, assim como de cidadãos japoneses que moram no exterior, caiu 5,7% ante o anterior, totalizando 350.074 no período de janeiro a junho.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tubarão-baleia perdido no rio encanta residentes locais

Publicado em 6 de novembro de 2024, em Sociedade

As crianças deixaram a escola por um instante para ver o raro visitante das águas salgadas perdido no rio.

Boca gigante e as pintas brancas, características do tubarão-baleia (Nankai Hoso)

Crianças de uma escola e residentes das proximidades de um rio que atravessa uma cidade costeira foram ver um visitante inusitado, que vive em águas salgadas.

Publicidade

Segundo os residentes da cidade costeira de Uwajima (Ehime), pouco antes do meio-dia de terça-feira (5) um tubarão-baleia apareceu a cerca de 1 quilômetro da foz do Rio Wakamatsu.

Segundo as testemunhas, calcula-se que o tubarão-baleia tenha de 6 a 7 metros de comprimento. As crianças comemoraram a visita, exclamando “que lindo” ou “chegue mais perto”.

Ele é conhecido como o maior cetáceo do oceano, podendo chegar a 20 metros de comprimento. Embora tenha uma boca gigante, e seja filtrador, não oferece risco aos seres humanos, pois se alimenta de plânctons e pequenos peixes.

As pessoas que foram vê-lo estavam com os smartphones em mãos para gravá-lo (NTV)

Em todo caso, para que não ocorra nenhum acidente com barcos, o governo da província emitiu um aviso para que não se aproxime dele.

Segundo um especialista do Aquário de Osaka, o tubarão-baleia costuma aparecer em águas japonesas no início do verão até o outono. Calcula que esse que apareceu no rio tenha sido arrastado pelo Kuroshio, uma corrente marítima do Japão.

O tubarão-baleia se aproximou da beira do rio (NTV)

Fontes: NTV, Ehime Online e Nankai Hoso

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão