Crianças de uma escola e residentes das proximidades de um rio que atravessa uma cidade costeira foram ver um visitante inusitado, que vive em águas salgadas.
Segundo os residentes da cidade costeira de Uwajima (Ehime), pouco antes do meio-dia de terça-feira (5) um tubarão-baleia apareceu a cerca de 1 quilômetro da foz do Rio Wakamatsu.
Segundo as testemunhas, calcula-se que o tubarão-baleia tenha de 6 a 7 metros de comprimento. As crianças comemoraram a visita, exclamando “que lindo” ou “chegue mais perto”.
Ele é conhecido como o maior cetáceo do oceano, podendo chegar a 20 metros de comprimento. Embora tenha uma boca gigante, e seja filtrador, não oferece risco aos seres humanos, pois se alimenta de plânctons e pequenos peixes.
Em todo caso, para que não ocorra nenhum acidente com barcos, o governo da província emitiu um aviso para que não se aproxime dele.
Segundo um especialista do Aquário de Osaka, o tubarão-baleia costuma aparecer em águas japonesas no início do verão até o outono. Calcula que esse que apareceu no rio tenha sido arrastado pelo Kuroshio, uma corrente marítima do Japão.
Fontes: NTV, Ehime Online e Nankai Hoso